Vampeta e Amaral foram os criadores da resenha obrigatória no futebol 426l1o

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Nery
Amaral e Vampeta

(Amaral e Vampeta / Instagram)

Alguns têm sérias dificuldades de entender assim, mas, a simplicidade e a criatividade são sempre as melhores receitas na televisão. Quem não gosta, por exemplo, de ouvir uma boa história? Ou o que consegue mais prender a atenção de alguém?

Amaral e Vampeta, ex-jogadores, meio que por acaso, criaram um estilo de programa, hoje consagrado, e não se deram conta.

Virou moda podcast com ex-jogador, relembrando agens curiosas, algumas engraçadas, outras nem tanto, envolvendo situações que viveram com técnicos e os seus companheiros, dentro e fora dos campos de jogo.

A tal “resenha” se transformou numa pauta obrigatória em todos os canais de esporte. O “Resenha ESPN”, do André Plihal, que se especializou nisso, reunindo ex-boleiros todas as sextas-feiras, está completando dez anos de exibição.

Ou seja: sem querer, querendo, Amaralzinho e Vampeta, os maiores expoentes do segmento, abriram uma avenida para ex-jogadores, e para alguns até que já estavam esquecidos, voltarem a brilhar.


TV Tudo

Libertadores

Começa a esquentar o interesse pela renovação dos direitos de transmissão da Libertadores da América e Sul-Americana, período 2027/2030.

SporTV, ESPN, Paramount+, TNT e Amazon prometem uma das disputas mais intensas dos últimos anos.

Brasileirão

A empresa 1190 Sports adquiriu os direitos de transmissão das séries A e B do Brasileirão para o mercado internacional.

O argentino e o chileno, entre outros, também estão com ela.

Dona de mim

“Dona de mim”, novela das sete da Globo, começa a exibir, neste sábado, as cenas que marcam o início do romance do policial Marlon (Humberto Morais) com a costureira Kami (Giovanna Lancellotti).   

Desde que Marlon salvou Dedé (Lorenzo Reis) de um atropelamento, Kami está encantada por ele.

(Giovanna Lancellotti, Lorenzo Reis e Humberto Morais / Crédito: Globo/Manoella Mello) 

Só um complemento

Quando esta santa coluna fala na coragem que a Globo precisa para mexer na grade, puxar a sua programação e com isso otimizar os resultados, existem fortes motivos por trás.

Primeiro é levantar o seu principal horário de novelas. “Vale Tudo”, por maiores que sejam os problemas, não merece uma audiência tão insignificante.

Por outra

Poder também, a Globo, com esta antecipação de horários reativar a sua “linha de shows”, que foi praticamente extinta nos últimos tempos.

E voltar a criar programas, os mais variados, para logo depois da novela. Deram certo durante tanto tempo, por que não dariam agora? Basta competência, coragem e boa vontade.

Nos planos

A novela “A Caverna Encantada” pode ganhar um especial de Natal no SBT, movimentando o elenco infantil e alguns nomes do time adulto.    

No ar, a novela ainda tem um bom tempo de exibição, antes de entregar o horário para “As Filhas da Senhora Garcia”.

Lentidão

O fato de o SBT não ter se organizado devidamente para colocar uma novela produzida pela casa, na sequência de “Caverna”, ainda é assunto por lá.

Com todo respeito à dona Iris, é sempre bom lembrar que há dezenas de bons autores disponíveis no mercado.

Momento

Há quem diga também, em relação a essa demora na dramaturgia, que projetos envolvendo novelas precisam “vencer” a barreira do orçamento.

Principalmente isso.   

Sob análise

Na Globo, e não de agora, já existe uma certa preocupação com o desempenho do “Esporte Espetacular” nas manhãs de domingo.

O programa está bem longe de repetir os resultados de um ado recente e tem provocado uma oscilação perigosa no quadro da audiência.

Brasil varonil – 1     

Tem certas coisas que é só no fiofó da TV aberta.

Primeiro foi a desvairada proibição da propaganda infantil, uma distorção de tanto tempo e que ainda causa numerosos estragos.

Brasil varonil – 2

Agora, como se problemas como saúde e fome não existissem, a politicagem está preocupada com as restrições das bets, que vão atingir em cheio a televisão e os clubes de futebol. A maioria vai à falência.

Ou alguém tem dúvida que, também no meio disso, existem interesses em jogo. Fora os que estão atrás do ibopezinho pessoal.

Torta na cara 

O evangelista Deive Leonardo vai encarar o quadro “Torta na cara”, do programa “Domingo Legal”, neste fim de semana, e aproveitar o espaço para promover a estreia do seu “Bom Dia Esperança”, segunda, às 7h30, no SBT.

Portiolli também vai receber, domingo, ao vivo, o jornalista Luiz Bacci, para falar sobre o novo jornalístico, o “Alô, Você!”, outra estreia da  próxima segunda. 

Bate – Rebate

·      Pelo segundo ano consecutivo, Prime Video e Band terão uma parceria nas finais da NBA, em junho…

·      … Os jogos, com Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli, terão os reforços de Alana Ambrósio e Eduardo Barão, com os bastidores direto dos Estados Unidos.

·      Michel Teló marca presença no “Melhor da Noite” desta sexta-feira, na Band, cantando seus sucessos ao vivo…

·      … O cantor também participa do quadro “Sexonário”.

·      Neste sábado, às 13h, o programa “Xodó de Cozinha”, apresentado por Regina Tchelly na TV Brasil, recebe a chef Morena Leite na penúltima edição inédita da temporada…

·      … A produção é gravada na sede do projeto Favela Orgânica, no Morro da Babilônia, no Rio.    

·      Téo José será o convidado do “Apito Final”, domingo, na Band.

·      O curta-metragem “The Painter” conquistou os prêmios de Melhor Compositor e de Júri Popular no Cannes 7 Art Award — evento paralelo ao Festival de Cannes…

·      … Monica Carvalho, atriz, divide a produção deste trabalho com o diretor Walther Neto.

·      Felipe Coutinho, de “Bom Sucesso” e ”Reis”, fará a primeira fase do personagem Caius em “O Senhor e a Serva”, spin-off de “Paulo, O Apóstolo”, na Record…

·      … É o mesmo papel do protagonista da série, vivido por Dudu Pelizzari…

·      “Vale Tudo” na Globo tem falado muito sobre o tema “influencers”…

·      … Assunto do momento ou alfinetada?  

C´est fini

Flávia Alessandra concluiu sua participação especial nas gravações de “Êta Mundo Melhor!”, continuação de “Êta Mundo Bom”, que vai substituir “Garota do Momento” a partir de 30 de junho.

Agora, ela a a ficar na espera das próximas convocações da casa.

(Flávia Alessandra / Divulgação Globo)

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!