oscar
Oscars/Divulgação

Após diversas campanhas com mobilizações de alguns setores de Hollywood, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas finalmente revelou que a centésima edição do Oscar terá um prêmio inédito.

A partir do 100° Oscar, que está marcado para 2028 e reconhecerá filmes lançados ao longo de 2027, Academia deve premiar coordenadores de dublê com a categoria Achievement inStunt Design (que deve ser traduzida como Melhor Design de Dublês ou Melhor Design de Acrobacias).

Vale lembrar como a edição de 2028 do prêmio terá 25 categorias, visto que, em 2026, o evento terá outra categoria: Melhor Elenco, que premiará diretores de elenco, responsáveis por selecionar os atores e atrizes que vão interpretar personagens.

Em comunicado à imprensa, Bill Kramer, CEO da Academia, e Janet Yang, presidente da instituição, falaram sobre a novidade do Oscar. “Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar esta ocasião memorável”, afirmaram.

Em 2027, Academia revelará as regras para elegibilidade da nova categoria, enquanto detalhes da apresentação do prêmio serão determinados pelo Conselho de istração da Academia e pela liderança executiva nos próximos meses.