
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou, no último domingo (4), uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora do país. Em suas redes sociais, ele afirmou que autorizou o Departamento do Comércio e o Escritório do Representante Comercial dos EUA a instituir a cobrança porque “a indústria cinematográfica americana está morrendo muito rápido”.
De acordo com Trump, isso seria uma forma de combater as iniciativas de cidades estrangeiras, como Toronto, no Canadá, e Dublin, na Irlanda, que têm oferecido grandes insenções fiscais a estúdios de cinema e televisão para que as suas produções sejam rodadas fora de Hollywood, considerado o maior polo cinematográfico do mundo.
Com a medida, o presidente visa trazer a produção de volta aos Estados Unidos. “Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional”, afirmou Trump. “É, além de tudo, mensagem e propaganda!”, completou, sem entrar em detalhes sobre como e quando a cobrança começa a ser implementada.