alep
(Foto: Orlando Kissner/Alep)

As deputadas e os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Paraná concluíram a tramitação de uma iniciativa para ampliar a contratação de servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), ou seja novos concursos públicos no Paraná. A proposição do governo pretende aprimorar o aparato istrativo e funcional do Estado. Em regime de urgência, o texto avançou nas sessões plenárias ordinária e extraordinária desta terça-feira (20). Foi aprovada a dispensa de redação final, e o texto segue para sanção.

Leia mais

O projeto de lei 289/2025 altera a Lei nº 22.267/2024, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2025. A proposta realiza um ajuste na Lei Orçamentária Anual de 2025, com o objetivo de alterar projeções relacionadas às despesas com contratação de pessoal e abertura de concursos públicos para o atual exercício.

Novos concursos no Paraná: polícias, agropecuária, trânsito, saúde 5o2h24

Segundo o governo, a contratação de servidores atenderá à estruturação de unidades técnicas de engenharia e arquitetura e à consequente realização de obras geridas pelas secretarias; à ampliação do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal, reforçando o compromisso com a segurança pública; e à abertura e ampliação de concursos públicos para as carreiras de auditor-fiscal, fiscal de defesa agropecuária, analista e técnico de atividades de trânsito, promotor de saúde profissional, entre outras consideradas imprescindíveis para a efetiva execução das políticas públicas.

“Esse é um projeto muito importante, na medida em que vai permitir a melhoria da prestação de diversos serviços públicos aos paranaenses, ampliando no orçamento as estimativas com contratação de pessoal e possibilitando a abertura de novos concursos públicos, em especial nas forças de segurança e nos quadros de auditor-fiscal e fiscal de defesa agropecuária, áreas essenciais para o Estado”, reforçou o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD).

Transmissão m623p

A sessão plenária desta quarta-feira (21) terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9 horas, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser ado pelo canal do YouTube do Legislativo.