
Equipes da Vigilância e Repressão da Receita Federal realizaram operação de rotina de combate ao contrabando, descaminho e outros delitos, durante a noite de terça-feira, 20 de maio, e a madrugada desta quarta-feira, 21 de maio, na região da BR-277 entre os municípios de Irati/PR e de Porto Amazonas/PR, região central paranaense.
Durante a operação foram fiscalizados 14 ônibus de linha regular procedentes da região de fronteira de Foz do Iguaçu com destino ao Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados e como resultados a apreensão de grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira em situação irregular, como eletrônicos, celulares, cigarros eletrônicos e artigos de informática, produtos avaliados em aproximadamente R$700 mil.
As mercadorias apreendidas estavam ocultas em bagagens de mão e em bagagens acondicionadas nos compartimentos específicos dos ônibus. As mercadorias estrangeiras em situação irregular foram encaminhadas para o Depósito de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal em Ponta Grossa/PR e tendem a sofrer a aplicação da pena de perdimento.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, a Receita Federal atua rotineiramente, com servidores que trabalham incansavelmente combatendo o contrabando, o descaminho e outros delitos transfronteiriços, em defesa da segurança pública, da soberania nacional e da própria sociedade.