expoingá assembleia itinerante pavilhões
Expoingá 2025. Foto: Divulgação

Chegou a vez da Expoingá receber a Assembleia Itinerante, ação de interiorização do Poder Legislativo, e concentrar a presença de políticos do Estado. A sessão na exposição agropecuária de Maringá está prevista para começar às 18h. Durante a sessão especial, representantes de órgãos públicos, privados e da sociedade poderão conversar com os deputados, apresentar reivindicações e propor melhorias para a cidade e região. Além disso, a programação inclui a entrega de homenagens a personalidades locais.

“Já estamos prestando contas das demandas que recebemos e entregando obras, investimentos e desenvolvimento para todas as regiões do nosso Paraná. Estamos levando a Casa do Povo onde o povo está, conseguindo ter mais contato com a realidade de cada região, bem como dar voz a paranaenses que, dificilmente, viriam até Curitiba, na sede do Poder Legislativo, para expor suas reivindicações”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD).

Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário da Assembleia, reforça que a iniciativa da Assembleia Itinerante representa o comprometimento dos parlamentares com a descentralização das atividades legislativas. “Ao deixarmos a sede em Curitiba para estar mais próximos da população, proporcionamos uma escuta atenta e levamos uma estrutura de atendimento que realmente impacta a vida das pessoas. Essa aproximação reforça o papel do Legislativo como protagonista na busca por soluções para os desafios do Estado”.

A deputada Maria Victoria (PP), segunda secretária da Assembleia, que é de Maringá, também elogiou a iniciativa. “A presença da Assembleia Legislativa na Expoingá reforça o compromisso dos deputados e deputadas de somar forças com as lideranças locais e regionais. Nosso estande é um canal aberto para transformar sugestões, críticas e necessidades em ações concretas”, disse.

A Assembleia Itinerante novamente contará em seu estande com os serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) e da Escola do Legislativo. O objetivo é facilitar o o da população a atendimentos essenciais. Entre os serviços oferecidos, o Tribunal Regional Eleitoral estará presente para realizar a emissão de títulos de eleitor, transferência de domicílio, revisão cadastral e quitação de multas por ausência nas eleições, no valor de R$ 3,51 por turno não votado.

A Defensoria Pública do Paraná, que já conta com um posto especial na sede da Assembleia em Curitiba, também participará do evento, oferecendo orientação jurídica gratuita para cidadãos com renda familiar de até três salários mínimos.

Leia também: A convite de Moro, ministro da Previdência fala no Senado nesta quinta-feira (15)