A força da Federação União Progressista na Câmara de Curitiba e na Assembleia. Veja como ficaram as bancadas c3n4i

Martha Feldens
Pier União Progressista foto Rodrigo Fonseca CMC

Vereador Pier (PP). Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A recém criada federação União Progressista assume posição de muita força não só no plano nacional, com seus 109 deputados federais e 14 senadores, mas também nos planos estadual e municipal. Em Curitiba, a federação tem 7 vereadores. Na Assembleia Legislativa o número é ainda mais expressivo: 15 deputados, só perdendo para o partido do governador Ratinho Junior, o PSD, que tem 16 deputados.

Na Assembleia, fazem parte da nova bancada os oitos deputados do União Brasil – Flavia Francischini, Luiz Fernando Guerra, Mauro Moraes, Nelson Justus Thiago Bührer, Tito Barichello e Do Carmo – e os sete do PP – Maria Victoria, Mabel Canto, Matheus Vermelho, Paulo Gomes, Soldado Adriano José, Paulo Gomes, Cristina Silvestri e Marcio Pacheco.

Na Câmara de Curitiba, a federação União Progressista tem os três eleitos pelo PP – Lórens Nogueira, Pier Petruziello e Nori Seto – e os quatro do União Brasil – Andressa Bianchessi, Da Costa do Perdeu Piá, Delegada Tathiana Guzella e João Bettega.

No grande expediente da sessão plenária de quarta-feira (30), Pier Petruziello (PP) falou a respeito da formação da Federação União Progressista. Ele disse que “a decisão não ou pela Câmara”, mas afirmou que o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), uma das lideranças nacionais do partido, convidou a bancada de Curitiba para conversar sobre a construção da federação.

“Esse é um novo desafio do União Brasil e do Progressistas, para que, em 2026, possamos buscar rumos equilibrados, para que a gente possa ter grandes quadros na disputa da presidência da República, na vice-presidência, e ,aqui no Paraná, [para que tenhamos] uma candidatura própria, com muito diálogo, com muita serenidade, ainda observando os movimentos políticos que vão acontecer. […] A gente espera que aconteçam grandes diálogos com uma bancada que realmente ficou muito forte, no Brasil, no Paraná e aqui na Câmara Municipal”, disse.

Leia também: Aliel Machado (PV) assume vice-liderança de Lula na Câmara com prioridade de aprovar faixa maior de isenção de IR