
O lateral-esquerdo Renan Lodi, 26 anos, recuperou o bom futebol. Desde agosto, quando começou a temporada 2024/25, virou peça-chave da excelente campanha do Al-Hilal, da Arábia Saudita.
No ranking do Sofacore, o brasileiro é o quinto melhor jogador da competição, atrás apenas do centroavante sérvio Mitrovic, do ponta francês Diaby, do ponta saudita Al-Dawsari e do volante francês Kanté. Em 15 jogos na temporada, Lodi soma dois gols e cinco assistências em 15 jogos.

Nesse ranking de desempenho, Lodi fica à frente de estrelas como Cristiano Ronaldo, Benzema, Sadio Mané, João Cancelo, Mahrez e Laporte, por exemplo.
Cornetada 211z6m
A boa fase de Lodi rendeu uma “cornetada” do técnico português Jorge Jesus, do Al-Hilal, no treinador da seleção brasileira, Dorival Júnior. “Lodi é o melhor lateral-esquerdo da atualidade. O treinador da seleção brasileira com certeza não está vendo os jogos do Al-Hilal. Se não, iria convocá-lo”, declarou Jesus, ex-Flamengo, em entrevista coletiva.
História de Renan Lodi 4m11c
Renan Augusto Lodi dos Santos, 25 anos, nasceu em Serrana (SP), em 1998. Chegou ao Athletico Paranaense em 2013, aos 15 anos de idade. Estreou como profissional em 2016, aos 18 anos, lançado pelo técnico Paulo Autuori. ou a ganhar destaque em 2018, no time de aspirantes do técnico Tiago Nunes, jogando junto com o volante Bruno Guimarães.
Desde os primeiros jogos, o lateral impressionou pelo poder ofensivo, com bons dribles e cruzamentos letais.
Títulos 24q4j
Ainda em 2018, a equipe sub-23 conquistou o título estadual. No mesmo ano, Lodi virou titular da equipe principal e se destacou na conquista da Copa Sul-Americana. No ano seguinte, em 2019, mais um título de peso: a Copa do Brasil de 2019. O lateral só chegou a participar de uma partida daquela campanha, mas cravou seu nome na história do Furacão e virou ídolo da torcida.
Recorde 5z5i6u
Ele só não jogou mais porque, em julho de 2019, foi vendido pelo valor recorde de 21,75 milhões de euros para o Atlético de Madrid – a maior venda do Athletico até então. O recorde só seria quebrado em 2023, com a transferência do atacante Vitor Roque para o Barcelona, por 40 milhões de euros.
Na Europa, Lodi teve grande início no Atlético de Madrid (118 jogos e seis gols). Com o tempo, porém, perdeu espaço na equipe e acabou negociado para o Nottingham Forest (Inglaterra), onde viveu altos e baixos. No Olympique de Marseille, da França, também não conseguiu se firmar.
Chegou ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, em fevereiro de 2024 e demorou a engrenar. Mesmo assim, participou do recorde mundial de vitórias consecutivas.
Seleção Brasileira 4t1s4q
Pela seleção brasileira, Renan Lodi estreou em 2019, em amistoso contra Senegal. Desde então, somou 15 jogos pela equipe nacional e participou do vice da Copa América de 2021. Sua última partida pelo Brasil foi em novembro de 2023 – derrota por 2 a 1 para a Colômbia, sob o comando do técnico Fernando Diniz.
Entre os melhores da história 2d1r6a
Em 2023, Renan Lodi foi eleito o melhor lateral-esquerdo do futebol paranaense nos últimos 40 anos.
Em 2024, ele entrou para uma das seleções dos melhores do centenário do Athletico, em votação promovida pelo Bem Paraná.