Lionel Messi, canhoto da ponta-direita do Barcelona
Lionel Messi, canhoto da ponta-direita do Barcelona (Crédito: Divulgação/FC Barcelona)

Ainda não era tarde da noite e o senhor de idade desfilava suas verdades no mesa do boteco. Cercado de seguidores pacatos, o ‘tiozinho’ soltava suas pérolas futebolísticas.

A mais chocante, que tentei deixar de ouvir e não consegui, foi que ‘jogador canhoto tem que jogar na esquerda’. Em seguida, até imaginei que ele culparia o ‘futebol moderno’ por essa ‘moda dos pontas invertidos’, mas o vovô arrogante resolveu ir embora antes de construir sua argumentação. Se é que existe alguma.

Logo em seguida, comecei a lembrar dos gênios canhotos que brilharam na ponta-direita. Um deles é um baixinho argentino, que responde pelo nome de Lionel Messi.

Sim, ele começou nessa posição e acabou eleito o melhor do mundo atuando pela direita. Enquanto, ao mesmo tempo, o destro Ronaldinho Gaúcho jogava na ponta-esquerda.

Com o peso da idade, tanto Ronaldinho como Messi aram a jogar centralizados.

E, nos últimos 15 anos, Messi disputou o posto de melhor do mundo com Cristiano Ronaldo, destro que brilhou na ponta-esquerda do Real Madrid e, com o ar do tempo, virou centroavante.

Atualidade r5c55

De janeiro a abril de 2025, dois jogadores disputam o posto de melhor jogador do ano: o egípcio Salah e o brasileiro Raphinha. Ambos são canhotos.

Salah construiu uma sólida carreira atuando na ponta-direita. E já é o terceiro maior artilheiro da gigantesca história do Liverpool, com 244 gols em 397 jogos, atrás apenas do genial Ian Rush (346 gols) e do lendário Roger Hunt (285 gols).

Na temporada 2024/25, o egípcio tem a expressiva marca de 56 participações diretas em gols em 48 jogos (33 gols e 23 assistências).

Raphinha ou a maior parte da carreira atuando na ponta-direita. Na temporada 2024-25, porém, vem sendo escalado em outras posições, como meia ofensivo centralizado e também na ponta-direita.

No ado 3m4u3h

Será que José Mourinho não entende de futebol e escalou o canhoto Robben na ponta-direita de forma equivocada? Como será que acumuluram tantos títulos? Será que todos os técnicos que aram pela seleção holandesa também eram teimosos como Mourinho?

E a pergunta não se aplica só a Robben, Messi e Salah. A lista de canhotos que brilharam na ponta-direita é gigantesca e não cabe aqui nesse texto. Só não vou publicar porque fiquei até com pena do ‘tiozinho’.