
Dorival Júnior convocou a seleção brasileira para os duelos contra Colômbia e Argentina nessa quinta-feira (dia 6). E abriu o eterno debate sobre quais os melhores brasileiros em atividade no futebol mundial.
Para esquentar ainda mais essa discussão, resolvi publicar aqui a ‘seleção do mundo’. Na verdade, o termo é exagerado. E, por isso, está entre aspas. Na real, a postagem é baseada nos melhores jogadores em atividade nas cinco maiores ligas do planeta: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França, conforme o ranking WhoScored.

O site inglês atribui notas de 0 a 10 para os jogadores nas partidas dessas ligas e atualiza em tempo real um ranking com os melhores da temporada 2024/25.
Nessa lista, o melhor do planeta nesse período (agosto de 2024 a março de 2025) é o ponta Salah, do Liverpool, com nota média 7,89. O egípcio soma 25 gols e 17 assistências em 28 partidas pela Premier League no período.
O ranking considera apenas o desempenho na primeira divisão nacional – não inclui competições da UEFA.
O único brasileiro na seleção da temporada das cinco grandes ligas é o meia-atacante Raphinha, do Barcelona, em quinto lugar no ranking, com nota média 7,72. Ele fez 13 gols e sete assistências em 26 jogos do Espanhol.
Brasileiros 186v2h
Raphinha é o único brasileiro no Top 20 do WhoScored das cinco grandes ligas. O segundo melhor é Matheus Cunha, do Wolverhampton, com nota média 7,36, em 22º lugar, seguido de perto pelo meio-campista Andrey (Strasbourg), com 7,33, e pelo atacante Vini Jr (Real Madrid), com 7,32.