
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, nesta segunda-feira (26), a audiência pública de prestação de contas dos indicadores Sistema Único de Saúde (SUS) relativos aos quatro primeiros meses de 2025. Ou seja, o relatório reunirá os dados da gestão Eduardo Pimentel. O relatório deve ser apresentado pela secretária municipal da Saúde (SMS), Tatiane Filipak.A gestora do SUS de Curitiba já esteve na primeira audiência pública de prestação de contas deste ano, no dia 25 de fevereiro, referente aos dados do ano ado. Na ocasião, Filipak chamou a atenção às mortes cardiorrespiratórias, como infarto agudo ou acidente vascular cerebral. No debate com os vereadores, destacaram-se os questionamentos sobre a ampliação dos serviços da rede municipal de saúde.Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem chamado a atenção para o aumento sazonal de casos de doenças respiratórias. O Executivo anunciou, nesta quinta-feira (21), um plano de contingência que traz, entre outras medidas, orientações para que a população se vacine contra a gripe e busque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apenas para urgências ou emergências, para que não aconteça a sobrecarga do serviço. Em casos leves, deve-se acionar a Central Saúde Já, por meio do telefone (41) 3350-9000. 693j3p
Audiência pública 3gc50
A prestação de contas do SUS é exigida pela lei federal complementar 141/2012, artigo 36, em todas as esferas de governo. A apresentação do relatório quadrimestral fica a cargo do gestor do Sistema Único de Saúde de cada Município, dos Estados, do Distrito Federal e da União à respectiva Casa Legislativa, até o fim dos meses de fevereiro, maio e setembro.
A audiência pública de prestação de contas do SUS terá condução da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD). Já amanhã a sessão plenária terá o balanço das finanças da Prefeitura e do Poder Legislativo.