
Começa nesta quinta-feira (22) a maior feira de educação do Paraná, o Universo UFPR. Trata-se da antiga Feira de Cursos da instituição que neste ano mudou de nome. Mais de 80 mil pessoas vão circular entre as atrações.Até o domingo (25), na Expo Barigui, das 9h às 19h, a Universidade Federal do Paraná, vai reunir estandes de mais de 100 cursos num mesmo espaço, para que alunos das redes públicas e privadas eiem por todas as áreas do conhecimento e façam suas escolhas para o vestibular.Além disso, os visitantes poderão curtir diversas atrações preparadas especialmente para esta edição da feira.Já pensou em voltar 30 mil anos e conhecer uma simpática habitante de terras paranaenses daquela época? Pois dá para fazer esta viagem no tempo na Universo UFPR e conhecer uma preguiça gigante. A reconstituição, em tamanho natural, tem mais de 5 metros de comprimento e vem do Museu de Ciências Naturais direto para a feira.Quem quiser aprender sobre eletricidade estática vai conhecer o gerador de Van Der Graff que, em poucos segundos, faz os cabelos ficarem arrepiados. Basta os participantes colocarem as mãos em uma bola metálica que o curso de Física está levando para o evento.Os visitantes que quiserem entender mais sobre o movimento de rotação vão participar da experiência em uma plataforma giratória. E vão poder acompanhar um arco voltaico que produz faíscas através de um pequeno transformador.Quem gosta de computação vai ver simulações com óculos de realidade virtual e entender como funcionam os jogos virtuais. 3f6y65
Astronomia? Os visitantes também vão conhecer um planetário de 10 x 10 m2 com exibições constantes sobre o sistema solar e poderão ver os astros com o Telescópio.
Já quem gosta de ter os pés bem na terra vai experimentar fazer ressuscitação em um boneco que vem do curso de Medicina. Ou até aprender como se faz TV ao vivo com o núcleo que a TV UFPR vai manter lá, durante os 4 dias da feira.
Foguetes 626026
Durante a feira, do lado externo do pavilhão, o grupo de foguetemodelismo fará lançamentos de diversos modelos na parte externa da feira. Os projéteis poderão atingir de 50 a 80 metros de altura. Além de acompanhar os lançamentos, os visitantes também poderão: conhecer diversos protótipos de foguetes experimentais, participar de oficinas e fabricar réplicas minifoguetes.