
A última semana de maio começa com clima ameno no Paraná, mas uma intensa massa de ar polar promete mudar a temperatura a partir do dia 27. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a frente fria deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas em todo o estado, com possibilidade de geadas e até temperaturas negativas em algumas regiões. 3c3g55
Segundo a previsão do Climatempo, há chances de precipitações invernais — como neve ou chuva congelada — entre o fim de maio e o início de junho. A condição climática extrema será favorecida pelo avanço do ar frio combinado com a formação de um ciclone extratropical no oceano, especialmente nas áreas mais altas da Região Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê que a quinta-feira (29) poderá ser marcada pela ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense. No Paraná, embora o fenômeno seja mais raro, o frio intenso pode derrubar as temperaturas para perto de 0°C, principalmente no Centro-Sul, Sudeste e extremo Sul do estado. Em Palmas, por exemplo, os termômetros já chegaram a 4°C no fim de abril, o menor valor do ano até agora.
Para o Norte do Paraná, onde os dias ainda seguem quentes, a expectativa é de que as mínimas fiquem em torno de 4°C durante a agem da frente fria.
Apesar de outras frentes frias já terem influenciado o tempo em maio, a chegada dessa nova massa polar promete ser o evento mais gelado do ano até o momento. O Simepar recomenda que a população acompanhe o Alerta Geada, disponível no site do órgão, que traz previsões detalhadas com até 72 horas de antecedência sobre a intensidade e localização das geadas no estado.
Veja a diferença da previsão entre segunda e sexta-feira:
Segunda-feira no Paraná

Sexta-feira no Paraná
