Região com paisagens exuberantes por seus campos verdes, os Campos Gerais são uma atração à parte durante o inverno. É uma excelente escolha para os amantes da natureza e do turismo de aventura, com festas e uma forte presença gastronômica.
A região abriga parques incríveis como o Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, que durante a estação mais fria do ano tem um cenário natural que ganha ainda mais charme.
Além da mudança visual, o inverno transforma o comportamento da fauna e da flora local, com algumas espécies de aves aparecendo mais nas áreas abertas. A luz do inverno também contribui para um espetáculo à parte: o pôr do sol sobre a Lagoa Dourada.
Também em Ponta Grossa, fica o Parque de Natureza Buraco do Padre, que abriga a Furna, um monumento natural que impressiona e remete a uma história de mais de 100 milhões de anos com uma cachoeira que transmite paz e sossego.
Já em Jaguariaíva, ótimas opções para o inverno são os Parques Estaduais do Cerrado e do Vale do Codó. Em Tibagi o ponto forte, além do Parque Estadual do Guartelá – rico patrimônio arqueológico, espeleológico e pré-histórico com pinturas rupestres ao longo do cânion do rio Iapó, considerado o 6º maior do planeta em extensão, formado também por diversas trilhas e cachoeiras -, é o Hotel Fazenda Ytáytyba, com aconchegantes chalés e opções de eios em trilhas e opções de lazer em piscinas e eios a cavalo.
Um pouco mais perto da capital do Estado – Curitiba -, está uma das grandes atrações bem quentes para a estação mais fria do ano: a Colônia Witmarsum, na cidade de Palmeira. Na colônia, é possível conhecer o primeiro lavandário dos Campos Gerais, o Vale dos Sonhos, e vivenciar diversos tipos de experiências, como cafés coloniais, hospedagens rurais, atividades de turismo pedagógico, entre outras como pesque e pague, eios a cavalo, e day use.
A cultura, a gastronomia e o turismo rural também são atrações fortes de cidades como Carambeí e Castro, que abrigam a Rota Holandesa – local que retrata a imigração e a colonização holandesa no Paraná, como a Colônia Castrolanda e o Parque Histórico de Carambeí.
Na Castrolanda é possível conhecer o processo produtivo de cooperativismo agropecuário incluindo a produção de leite, grãos e insumos agrícolas. No Lavandário Het Dorp Vilarejo Holandês os visitantes podem desfrutar de piqueniques em meio às lavandas, relaxar no redário, explorar o galinheiro com galinhas-d’angola e pavões, e apreciar a arquitetura típica holandesa presente no local.
O Het Dorp também conta com uma queijaria tradicional, onde são produzidos queijos artesanais seguindo receitas familiares desde 1912, além de uma loja que oferece produtos exclusivos à base de lavanda.
Festas típicas dos Campos Gerais 65qd
O inverno é repleto de atrações à parte nos Campos Gerais. Fazem parte do calendário de eventos turísticos o Festival de Balonismo, em Ponta Grossa, que neste ano está na 3ª edição.
O Festival, entre os dias 25 e 27 de julho, é um espetáculo de cores no céu, onde o público pode acompanhar uma série de voos competitivos, Night Glow (show noturno com balões), além de praça de alimentação e artesanato.
Ponta Grossa também faz parte do Circuito Gastronômico dos cafés Especiais entre os dias 01 a 31 de agosto.
- Oito destinos surpreendentes no Paraná para o inverno
- Paraná tem festa junina, julina e até “maína”. Escolha seu arraiá