Festival Oriental vai até este domingo no Mercado Capão Raso, em Curitiba 4h6p1o

O evento tem mais de 40 expositores, além de apresentações de karatê, dança, tambores tradicionais japoneses, caligrafia japonesa, oficinas de origami e pratos típicos da culinária oriental 4a2rv

Redação Bem Paraná com SMCS PMC
festival oriental

Festival Oriental no Mercado Capão Raso Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)

O Festival Oriental no Mercado Capão Raso (MMCR), que começou nesta sexta-feira (23/5) e vai até domingo (25/5), com entrada gratuita, é uma boa opção de eio. O festival tem gastronomia e a cultura oriental.

O evento, que está na quarta edição, traz variedade de opções com mais de 40 expositores, além de apresentações de karatê, dança, tambores tradicionais japoneses, caligrafia japonesa, oficinas de origami e pratos típicos da culinária oriental.

Nesta edição, o Festival celebra também o Kodomo No Hi (Dia das Crianças no Japão, celebrado em 5 de maio). O MMCR recebeu decoração temática com as tradicionais bandeiras em forma de carpas coloridas chamadas de Koinobori, que simbolizam as crianças e a família, hasteadas em mastros de bambu. As carpas simbolizam força, perseverança e coragem, características desejadas para as crianças.

Para quem quer saborear a gastronomia oriental, as opções são variadas, com pratos típicos, como yakisoba, oniguiri, corn dog, tempura, katsudon (prato japonês composto por arroz coberto com milanesa de porco empanada e marinada em molho, geralmente com ovo cozido por cima), poke, hotsushi, espetinho de karaage (carne frita), gyoza, obentô (marmita), yakimeshi (arroz frito), dorayaki (panqueca doce com feijão), manju (doce cozido no vapor), moti (bolinho de arroz) e tayaki (bolo japonês em formato de peixe).

O Festival também tem opções de compras, com vestuário, órios e lembranças. Entre elas estão capivaras de pelúcia, bijuterias, costura criativa, miniaturas, chaveiros, camisetas e pijamas de animes, quimonos, moletons personalizados, meias, artigos de papelaria, artesanato em fitas e bambus, artigos geeks, amigurumis e órios, flash tatoo, dentre outros.

Recorde
No ano ado em dois dias foram mais de 25 mil pessoas. Nesse ano, nos três dias do festival, a expecttiva é chegar aos 35 mil.

O festival conta ainda com apresentações de Taiko, os potentes tambores orientais, que unem a arte da música e dança, show de Kpop, desfile de quimonos, karatê e mini undokai (atividades esportivas).

Centro de compras no bairro
O Mercado Municipal Capão Raso tem 100 lojas, com diversas opções de alimentação, frutas, verduras, Sacolão da Família, Armazém da Família, além do comércio com lojas de brinquedos, roupas, órios de celular, lojas de bebidas e cafeteria.

“O Mercado Capão Raso tem se consolidado como um espaço de eventos e festivais para a população, que, além destas atrações, tem o a uma diversidade de lojas e restaurantes e ainda conta com a possibilidade de integração com o transporte coletivo”, diz Alcione Mendes, gestora da área comercial da Urbs.

O local permite a integração com o Terminal Capão Raso, que fica ao lado, por meio do cartão-transporte da Urbs. O ageiro que sai do terminal pode ar o mercado pela cabine de integração, fazer compras e retornar ao terminal sem que seja necessário pagar uma nova tarifa, dentro de um período de duas horas.

Serviço
Festival Oriental do Mercado Municipal Capão Raso
Neste domingo 25/5 – 10h às 19h
Local: Mercado Municipal Capão Raso (Rua Otto Cabel, 51, Novo Mundo)