Exposição na Reitoria da UFPR, em Curitiba, exibe utensílios de pedra lascada de 2,5 milhões de anos 181w69

“Os instrumentos do ado: o Brasil na Jordânia” fica disponível para visitação entre os dias 2 e 30 de junho 6m188

Redação Bem Paraná com UFPR
escavacoes de pedra lascada

Escavações na Jordânia ocorreram entre setembro e dezembro do ano ado (Foto: Fabio Parenti/Divulgação)

Curitiba recebe uma exposição diferente que desvenda um ado muito remoto. Entre os dias 2 e 30 de junho, o hall do prédio istrativo da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebe a exposição gratuita “Os instrumentos do ado: o Brasil na Jordânia”, com utensílios de pedra lascada.

Nela, o público poderá conferir utensílios de pedra lascada, que datam de cerca de 2,5 milhões de anos atrás, dentro do período conhecido como Paleolítico. Junto a eles, serão exibidos crânios de hominídeos.

As peças são fruto de pesquisa de campo realizada na região do Vale do Zarqa, na Jordânia, que foi conduzida pela Universidade Federal do Paraná em parceria com instituições nacionais e internacionais.

De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor Fabio Parenti, a exposição desses artefatos pré-históricos oferece ao público a oportunidade de conhecer um conjunto de materiais únicos da humanidade ancestral.

Para chegar ao que resultou na exposição, “trabalhamos 3 meses completos, de setembro até dezembro de 2024”, revela Parenti. O pesquisador conta ainda que as peças – as mais antigas fora do continente africano – voltarão à Jordânia ao final deste ano.

A relação de Parenti com a Jordânia, país do Oriente Médio, é de longa data. Ele realiza escavações na região desde 1996 e, conforme noticiado pela UFPR acerca de expedição realizada em 2023, a descoberta de artefatos como esses indica que os hominídeos estavam se expandindo para fora da África e se adaptando a novos ambientes muito antes do que se pensava.

Exposição da pedra lascada: da pesquisa à extensão 3x2ij

A pesquisa que deu origem à exposição contou com a colaboração de instituições nacionais, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e internacionais, como o Instituto Italiano di Paleontologia Umana, o Museum National d’Histoire Naturelle, o British Geological Survey, o Department of Antiquities of Jordan e a University of Jordan.

A exposição é uma ação de extensão do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (CEPA-UFPR). Aberta à comunidade externa, a iniciativa lança luz sobre a evolução humana e reforça o papel da extensão universitária como ferramenta de democratização do conhecimento.

No dia 2 de junho, haverá uma cerimônia de abertura, às 9h, com as presenças do reitor da UFPR, professor Marcos Sunye; do coordenador da pesquisa, professor Fabio Parenti; do professor do Departamento de Geomática, Luiz Koenig Veiga; e do mestrando do Programa de Antropologia, Luan Henrique Siebra, que participou das escavações em 2024.

Serviço

“Os instrumentos do ado: o Brasil na Jordânia”

Onde: Hall da Reitoria (prédio istrativo) — Rua XV de Novembro, 1299, Centro, Curitiba

Quando: de 2 a 30 de junho de 2025. Presença de monitores das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta

Evento de abertura: dia 2 de junho, às 9h

Entrada: gratuita