Curitiba treina agentes para atuar com cães policiais em patrulhas e apreensões u3o3u

Redação Bem Paraná com SMCS
00496339

Foto: Ricardo Deverson/Divulgação

Agentes de segurança de Curitiba e de outras regiões estão ando por um treinamento especial com cães policiais nesta semana. Até sexta-feira (30), o Grupo de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal, promove o Curso de Operador de Cães Policiais, com foco em situações reais do dia a dia.

O curso tem 80 horas de duração e ensina desde técnicas de patrulhamento com os cães até como agir em casos de distúrbios civis, buscas por drogas e prisões em áreas de risco. As aulas combinam teoria e muita prática com os animais, que são treinados para atuar ao lado das forças de segurança.

A ideia é ampliar o uso dos cães como aliados em operações policiais e tornar as equipes ainda mais preparadas para diferentes tipos de missão.

“O diferencial do curso é que empregamos técnicas utilizadas no nosso cotidiano e contamos com a experiência notória dos instrutores e novas tecnologias. O curso também propicia um encontro em que todos são profissionais envolvidos com o trabalho nos canis das instituições. É uma soma de conhecimentos”, explicou o guarda municipal Michael Pereira.

O curso conta com 14 alunos da Guarda Municipal de Curitiba, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Científica do Paraná (P), da Polícia do Exército Brasileiro e das guardas dos municípios de Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais. 

Para a perita oficial da Polícia Científica do Paraná, Giovana Borba Marques, o curso ajuda no trabalho dos peritos, uma vez que a instituição possui um cão farejador que tem obtido bons resultados. “A importância é que soma com o nosso trabalho, facilita na questão da busca e na resolução de crimes, na busca da verdade e entregando a ciência também”, pontuou.