(3)
Bosque Guarani (Foto: PMGI/Divulgação)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu nesta quarta-feira (21) os documentos técnicos que vão orientar a requalificação do Bosque Guarani, parque localizado em uma área estratégica entre o centro da cidade e a região de mata. A entrega do Plano de Manejo e do Projeto Básico foi feita pelo Fundo Iguaçu em uma reunião no gabinete do prefeito General Silva e Luna. 121w6i

Criado em 1996, o Bosque Guarani já ou por diferentes fases. Por muitos anos, funcionou como zoológico e chegou a abrigar cerca de 150 animais. No entanto, o aumento da circulação de veículos e pessoas ao redor da área gerou altos níveis de poluição sonora, o que afetou o bem-estar das espécies. Em 2021, as atividades foram encerradas, e os animais foram transferidos para outras unidades de conservação.

Em 2023, o espaço foi oficialmente transformado em Parque Natural Municipal, com o objetivo de se tornar um ponto de turismo ecológico, lazer para a população e educação ambiental. Agora, com a entrega dos documentos técnicos, o município pretende avançar no planejamento da nova fase do Bosque.

Próximas etapas da revitalização do Bosque 5b55f

Com os materiais em mãos, a prefeitura deve criar uma comissão com representantes das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Planejamento. A equipe será responsável por estudos complementares e pela definição das próximas etapas, que incluem melhorias na infraestrutura, ordenamento de áreas de uso e estratégias de conservação.

O plano entregue segue diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e estabelece normas para o uso público e proteção da biodiversidade local. A proposta é integrar o Bosque à vida urbana sem comprometer suas características naturais.

Segundo a prefeitura, o próximo o é formalizar a comissão técnica e iniciar os estudos de viabilidade para as ações de requalificação do parque.