1000239225
(Foto: Luís Pedruco)

O ciclista Gabriel dos Santos foi o primeiro convidado a participar da ação Blitz Educativa – Ponto Cego na manhã desta quarta-feira (7). A iniciativa consiste em sentar no banco do motorista de ônibus para conferir como é o campo visual de quem dirige um veículo do transporte coletivo e verificar os pontos cegos. A ação faz parte da programação da campanha Maio Amarelo 2025. 101u6e

A diretora da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Melissa Puertas Sampaio, explica que o ponto cego é uma das causas de vários acidentes de trânsito, pois limita a visão do motorista. “O ponto cego impede que o motorista enxergue outros veículos, em especial motocicletas e bicicletas, além de pedestres, que são os mais vulneráveis, por isso a importância de sempre regular os retrovisores. A atenção deve ser redobrada, especialmente nas ultraagens, mudanças de faixa e conversões”, afirmou.

O que são pontos cegos 29472v

Os pontos cegos são áreas ao redor do ônibus, principalmente nas laterais e na traseira, onde o motorista tem dificuldade em ver devido à angulação do veículo. A distância e a localização dos pontos cegos dependem do modelo e do tamanho do ônibus, mas variam de seis a dez pontos. No caso do expresso, são oito pontos cegos. 

Ônibus ganham adesivos 734q21

Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba ganharão adesivos de sinalização nos chamados pontos cegos. Toda a frota do transporte coletivo de Curitiba, de 1,5 mil ônibus, será sinalizada até o fim do primeiro semestre.

00492614
Foto: SMCS