A chuva que atingiu o Paraná nesta quarta, 21, causou vários estragos. Em Curitiba, o teto de um restaurante desabou, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, a água invadiu casas do bairro Iná e no interior, em São Mateus do Sul, o granizo destelhou duas casas na localidade de Vargem Grande e Vila Palmeirinha, na cidade. Quinta ainda o tempo segue encoberto, mas já tem mais mudança prevista.
Leia mais:
- Após teto desabar, Restaurante Madalosso reabre depois de ter ado por vistoria; veja vídeo
- Alertas laranja e amarelo no Paraná: tempestade pode atingir Curitiba e região litorânea
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chuva resultou do avanço de uma frente fria na altura do Sul do Brasil.
“Esse sistema acabou contribuindo para a formação de várias áreas de chuva e, especialmente na região Sul do estado e também na Região Metropolitana de Curitiba”,
disse Braun.
Tempestades foram registradas ao longo do dia, com acumulados de chuva em torno de 30 a 40 milímetros. No Oeste e Sudoeste a chuva foi mais pontual.
Frente fria segue na altura do Paraná, mas chuva cessa em parte 2x2l1a
Braun explica que para essa quinta-feira, o eixo da frente fria continua atuando entre o estado do Paraná e São Paulo sobre o oceano. Contudo, em níveis mais elevados da atmosfera, observamos o ingresso de calor e umidade desde o norte do país até o estado do Paraná. E nessas condições, o tempo deve se manter estável.
“Chove especialmente nos setores da metade sul do Paraná, ou seja, entre o oeste, o sudoeste, o centro-sul, Campos Gerais e a região leste do estado. Inclusive, no oeste, no sudoeste e no centro-sul, o risco de tempestades se mantém nesta quinta-feira. Entre o norte e o noroeste, ainda fica mais quente.
prevê o meteorologista.
Sol aparece e firma o tempo em parte do Paraná s473r
O sol aparece de manhã, principalmente próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul. Esquenta mais e as temperaturas que podem ultraar a casa dos 30 graus nestes município.
Em contrapartida, no Leste, entre a Região de Curitiba e as praias, a temperatura varia muito porque o vento em superfície já sopra do quadrante leste, transportando umidade e um ar menos aquecido do oceano.
Para Curitiba, a máxima prevista deve girar em torno dos 18, 19 graus. Já nas praias, entre 23, 24 graus.
Amanhã, sexta-feira, o tempo se mantém estável, mas ainda com chuva que pode ser forte, especialmente entre o Oeste, o Sudoeste e o Centro-sul. Na região Leste, Curitiba Litoral, o céu deve ficar encoberto, mas a possibilidade é de chuva mais fraca. Nos Campos Gerais terão o céu nublado. Já do Noroeste e do Norte, o tempo fica estável nessa sexta-feira.
Fim de semana, o tempo muda novamente no Paraná 293h4z
No final de semana, o ar mais seco volta gradualmente a ganhar força no interior do estado e o destaque fica por conta das altas temperaturas previstas, especialmente entre o Oeste, Noroeste e Norte, com valores que devem se aproximar e até mesmo ultraar a casa dos 30 graus.