
Pedestres e ciclistas, especialmente os mais desatentos, agora contam com uma travessia mais segura. Isso porque barras de LED foram instaladas em alguns pontos de Curitiba. As faixas, que ficam em frente às faixas de pedestres, ficam verdes quando o sinal está aberto para atravessar e vermelhar quando é a vez dos veículos. 2e306d
Medida para evitar acidentes 9572s
Em 2024, foram registradas 850 ocorrências de atropelamento em Curitiba. A nova tecnologia busca alertar pedestres e ciclistas desatentos, especialmente os que usam telefone celular enquanto fazem a travessia.
O superintendente de trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que as barras funcionam como um espelho do semáforo em um espaço que ocupa cada vez mais o olhar das pessoas, o chão.
“Hoje em dia a gente verifica que muitos pedestres utilizam celular e não se atentam para olhar o porta-foco que fica na altura dos olhos. Os pedestres têm seu olhar voltado para o celular e consequentemente para o chão. Por isso, a instalação das barras de LED em espelho orienta o pedestre sobre a travessia segura”, explicou o superintendente.
LED em pontos estratégicos x3m2d
As barras estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Curitiba, em regiões com grande fluxo de pedestres como shoppings centers e estádios de futebol. Além da chegada ao Parque Barigui, as faixas já iluminam a travessia de quem vai ao Shopping Jockey Plaza, no Tarumã, e ao redor da Ligga Arena, em quatro cruzamentos: Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; e Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta.
A Visconde de Guarapuava também está sendo contemplada com barras de LED no cruzamento com a Rua Alferes Poli, onde há muito movimento noturno de pedestres. A área foi escolhida pela proximidade com pontos de transporte coletivo, e com a Santa Casa, FAE Business School e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.