
Duas baleias-jubarte foram vistas nesta última terça, 20, na Baía de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Elas estavam a mais o menos 8 quilômetros da costa paranaense. O registro do mergulhador Gustavo Tauchen enquanto ele resgatava uma embarcação naufragada tem centenas de curtidas e comentários sobre a ‘sorte’ dele naquele momento.
Leia mais:
- Chuva de granizo causa estragos pelo Paraná; quinta segue encoberto mas tempo muda
- Após teto desabar, Restaurante Madalosso reabre depois de ter ado por vistoria; veja vídeo
Baleia-jubarte
A baleia-jubarte é uma espécie comum na costa brasileira no período de maio a outubro. Durante este período, os animais vêm da Antártica para se reproduzirem em águas brasileiras e, ao final da temporada, retornam ao continente austral para se alimentarem.
O Instituto Baleia Jubarte explica que nesse percurso pela sobrevivência, esses mamíferos gigantes percorrem aproximadamente 9 mil quilômetros entre os continentes.
Espécie não é agressiva
Os animais podem chegar a até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. Eles vivem de 60 a 80 anos e não são considerados agressivos. Segundo o Instituto, não há até hoje registro de ataques contra humanos.
A estimativa é que existam mais de 30 mil animais da espécie. Segundo o Instituto, em 2014, as baleias foram retiradas da Lista Oficial de Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção.
Costa de Guaratuba
Abençoada pelo padroeiro São Luís da França, Guaratuba é um lugar localizado na região do Leste Paranaense. Cidade praiana de 36,6 mil habitantes, vive principalmente da agricultura, da pesca e do turismo. Maior produtor de banana do Estado, o município também se destaca pela pesca artesanal.
No entanto, são os 22 km de praia que mais atraem visitantes do Brasil e do interior, durante o verão. Em número, mais de 500 mil pessoas buscam conhecer e aproveitar a diversidade natural do município, que além de mar, tem serra, montanha, água doce, boa infraestrutura de atendimento e excelentes serviços para receber você.