
Antes da “onda de frio”, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu duplo alerta para tempestade em Curitiba, região Metropolitana e Litoral do Paraná. 3q6z6p
O alerta laranja vale até as 10 horas desta quinta (22) e prevê chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios,
Já o alerta amarelo vale até as 23 horas de quinta e, segundo o Inmet, prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Porém, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta amarelo vale para outras regiões do Paraná também: Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Central Paranaense e Centro-Sul Paranaense.
Depois da tempestade, vem o frio 22k3i
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando o avanço de uma massa de ar polar que vai atravessar o Sul do País e, a partir de 27 de maio, pode trazer mudanças significativas nas condições do tempo, com queda acentuada das temperaturas e formação de geadas.
Várias regiões podem ter marcas negativas de temperaturas e geadas mais fortes podem ser registradas no extremo Sul do Estado.
Até o momento, nas estações meteorológicas do Simepar, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 foi 4°C em Palmas, às 7h do dia 29 de abril. Várias frentes frias já aram pelo Estado e reduziram gradativamente a temperatura, mas agora o frio virá com mais intensidade pois, além de outra frente fria, virá a massa de ar polar.
Antes de esfriar, pancadas de chuva e tempestade localizadas com rajadas de vento serão registrados em várias regiões do Paraná.
Cuidados 69592n
- Evite enfrentar o mau tempo.
- Observe alteração nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).