
Morreu nesta terça-feira (12) José “Pepe” Mujica, o carismático ex-presidente do Uruguai. Mujica estava em estado terminal na luta contra um câncer. A informação foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. 5y2j34
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015, e se tornou uma das figuras mais carismáticas da esquerda mundial com seu jeito simples.
Amigo pessoal do presidente Luis Inácio Lula da Silva, foi condecorado, em dezembro do ano ado, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, oferecida pelo governo brasileiro e entregue por Lula.
Para Lula, Mujica foi, entre os presidentes que conheceu, “a pessoa mais extraordinária”. “Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula, emocionado, na época da entrega da matéria.
Mujica foi ex-guerrilheiro r3q6f
Ex-guerrilheiro, ex-presidente e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, enfrentava um câncer de esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores e hortaliças.
Conhecido como “presidente mais pobre do mundo” por seu estilo de vida simples, por dirigir um fusca dos anos 1970, doar parte do salário para projetos sociais e pelas reflexões políticas com forte teor filosófico, Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015.
Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Mujica se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram diversos governos da região, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.
“Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei sentido à minha vida”, revelou o político em entrevista ao jornal espanhol El País, em novembro de 2024.
Com informações da Agência Brasil