Mesmo frente a um cenário de juros altos e restrição de crédito, o comércio varejista ampliado do Paraná registrou crescimento de 4,7% em março de 2025, na comparação com o mês anterior.
O resultado supera a média nacional, que teve alta de 1,9%, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com março de 2024, o volume de vendas caiu 1,2% no cenário nacional, enquanto o Paraná apresentou crescimento de 4,0%.
No acumulado de 12 meses, de abril de 2024 a março de 2025, o varejo ampliado paranaense cresceu 5,3%, acima dos 3,0% registrados no país.
Para o economista e assessor da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o desempenho do setor no estado surpreendeu positivamente. “O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos e materiais de construção, mostrou crescimento robusto em março no Paraná, mesmo diante de um cenário de aumento de juros e menor oferta de crédito”, observa.
Entre os segmentos que mais se destacaram em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, estão móveis e eletrodomésticos, com alta de 14,2%; atacado especializado em produtos alimentícios, com 12,7%; veículos e motocicletas, com 8,4%; e tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 6,9%. Por outro lado, alguns setores enfrentaram retração, especialmente as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico, que caíram 17,5%.
Comércio varejista do Paraná cresce 4,7% em março 1d5u6b

(Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo)