mca_abr_17061917229_0
Foto: Marcello Casal Jr/Abr

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano após análises laboratoriais detectarem níveis elevados de impurezas, micotoxinas e matérias estranhas acima do permitido pela legislação. As marcas reprovadas são Melissa, Pingo Preto e Oficial. 5u66y

Segundo o Mapa, os testes identificaram nos produtos elementos como cascas, paus, grãos ou sementes de outras espécies, além de areia, pedras e torrões. A presença de micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos, também foi considerada grave.

Os lotes desclassificados são: Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263). As empresas responsáveis foram notificadas e obrigadas a recolher os produtos do mercado, por se tratarem de alimentos impróprios para o consumo.

O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. O consumidor pode solicitar a substituição do produto. 

Se os produtos ainda estiveram a venda, o Mapa pede que seja comunicada a ocorrência pelo canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do estabelecimento onde foi o produto é comercializado.