vida-na-paisagem-mexico-com-palmeiras
Festa junina (Foto: Freepik)

Enquanto os outros estados têm festas juninas e julinas, o Paraná tem também Festa Maína. Ela acontece em Foz do Iguaçu e inaugura a época dos arraiais, com muita dança, quitutes e muito mais. 524916

O evento acontece desde de 2007 e já é típica em Foz do Iguaçu, com suas semelhanças às tradicionais festas juninas e julinas, porém, realizada em maio. A programação é organizada pela Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, dos dias 23 a 25. Para este ano, a organização promete, shows, quadrilha, danças típicas, sinhazinha, pescaria, artesanato. Haverá  uma grande praça de alimentação com comidas típicas com pamonha, cachorro quente, pastel, cocada, churros, crepes, lanches, milho verde, espetinho, amendoim, pinhão, quentão, chocolate quente, doces, o famoso e delicioso pão de Guadalupe e muito mais. Haverá também área do artesanato, com artistas que prestigiam o evento e expõem e vendem seus produtos. No dia 23, sexta-feira, a festa ocorre das 18h às 24h, no sábado, 24, das 11h às 24h, e no domingo, 25, das 11h às 24h. O evento será realizado no estacionamento da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A (Av. Paraná 5440). O sucesso desta festa é um trabalho em conjunto com as comunidades, pastorais e movimentos da paróquia Catedral, com a parceria de algumas paróquias da Diocese de Foz do Iguaçu.

Curitiba, por sua vez, vai receber em junho um evento que promete ser a maior festa junina que a cidade já viu. Será entre os dias 19 a 22 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A programação conta com gastronomia, atrações nacionais, cultura local e diversão a um público estimado em 30 mil pessoas. Os ingressos já estão à venda.

Entre os dias 13 e 15 de junho, será realizada a programação da Paróquia Santo Antônio, com música, barraquinhas e churrasco. Além dela, acontece a 47ª Festa de São João Batista, entre os dias 20 e 22 de junho, na Paróquia que leva o nome da festa.

No Sudoeste do Paraná, o município de São João já deteve o título de ter a maior fogueira de Festa Junina do País. Foi em 2012, quando uma fogueira com 62,2 metros de altura foi levantada. Atualmente, o título de maior fogueira é de Pontal do Araguaia (MT), com uma fogueira de 69 metros erguida em 2023.

Com entrada franca, o evento acontece entre os dias 19 a 21 de junho, com shows incríveis, apresentações culturais, comidas típicas, brincadeiras e a tradicional fogueira gigante, que já é marca registrada do município.

Em Goioerê (Oeste) acontece o Arraiá das Candeias, nos dias 24 e 25 de maio. Organizado pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o município será palco de vai ser palco de uma festa imperdível, com atrações musicais, apresentações culturais e gastronomia. Campo Mourão, no Noroeste, promove a 14ª edição do Louvor Junino, no dia 14 de junho.

Ibiporã, no Norte do Estado, celebra a sua 47ª Festa Junina municipal entre os dias 7 a 15 de junho. No Litoral, Pontal do Paraná promove mais uma edição do seu Arraiá Cariçara, de 26 a 29 de junho, novamente com o Centro de Eventos do Balneário Marissol como palco, reunindo música, dança, culinária e atividades culturais envolvendo escolas, projetos sociais e a comunidade local.

Pinhão, frango, polenta, feijoada, tainha: comidas para todos os gostos s2n45

Os festivais gastronômicos são outra atração dos meses de maio, junho e julho no Paraná. Tem evento de pinhão, frango, polenta, a maior feijoada do Brasil, tainha.

A Festa do Frango Polenta e Vinho acontece nos dias 4, 5 e 6 de julho, reunindo o melhor da gastronomia de Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba. É organizado pela Paróquia São José de Santa Felicidade e lota o Bosque São Cristóvão.

Em Curitiba, a 13ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba já tem data:  26 e 29 de junho, com gastronomia de todos os cantos do mundo, muita música e atrações para todas as idades.

Perto de Curitiba, acontece o 5º Festival do Pinhão, que ocupa a Rota das Colônias, em São José dos Pinhais. O evento, que começou no domingo (17), segue até 30 de junho.

De 11 a 13 de julho, acontece a Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, município do Sudoeste do Paraná. Na região Noroeste, Campo Mourão conta com a 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, entre 10 e 13 de julho.

Prudentópolis, nos Campos Gerais, já confirmou a realização da 14ª edição da Festa Nacional do Feijão Preto, que acontece no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras nos dias 15 a 17 de agosto.  Os organizadores prometem a “maior feijoada do Brasil”.

A tainha é o destaque do Litoral do Paraná nos meses de maio a julho.  Com o peixe como destaque, municípios como Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, além da Ilha do Mel, realizam programações anualmente nesta época. Além da tainha, a Cambira é um prato típico de Pontal do Paraná, à base de filé de peixe salgado e defumado que, uma vez seco, vai para a a de barro com água e especiarias (tomate, pimentão, coentro, pimenta e bananas). Um dos eventos tradicionais da temporada de frio no Paraná é justamente o Festival da Gastronomia Caiçara, que neste ano está previsto para ser realizado de 30 de junho a 30 de julho.

No ramo das bebidas quentes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-PR) realiza o Circuito Gastronômico dos Cafés Especiais durante todos os dias do mês de agosto em Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Curitiba também é famosa por suas feiras gastronômicas, culturais e de artesanato. Algumas acontecem somente no inverno e outras ao longo de todo o ano, mas com um charme adicional na estação mais fria. As chamadas “feirinhas” são bons locais para encontrar outros turistas, experimentar pratos típicos e viver a vida curitibana – que não para, mesmo com baixas temperaturas.

As principais delas são a Feirinha de Inverno da Praça Osório, a Feirinha da Santos Andrade, a Feira do Largo da Ordem e a Feira Gastronômica do Batel. Confira localização, horários e contato clicando.

Festival de Balonismo colore o céu em Ponta Grossa 551c2w

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai realizar a 3ª edição do Festival de Balonismo, entre 25 e 27 de julho. O município vai promover um espetáculo de cores no céu, onde o público poderá acompanhar uma série de voos competitivos, Night Glow, praça de alimentação e artesanato.

Enquanto de 14 a 28 de agosto, acontece o Mata Atlântica EcoFestival, em diversas partes do Litoral paranaense, Curitiba e Região Metropolitana. A programação impulsiona os segmentos de turismo de aventura, música, arte, cinema, com atividades diversas na região do Bioma Mata Atlântica no Paraná.

 Calendário de eventos para aproveitar o frio do Paraná 4p4m1t

Dias 17 de maio a 30 de junho – 5º Festival do Pinhão – São José dos Pinhais

Dias 23 a 25 de maio – Festa Maína – Foz do Iguaçu

Dias 24 e 25 de maio – Arraiá das Candeias – Goioerê

Dias 30 de maio a 8 de junho – Feira de Malhas, Fios e Couros – Curitiba

Dias 7 a 15 de junho – Festa Junina – Ibiporã

Dia 14 de junho – Louvor Junino – Campo Mourão

Dias 13 a 15 de junho – Festa Junina da Paróquia Santo Antonio – Cascavel

Dias 19 a 21 de junho – Festa de São João – São João

Dias 19 a 22 de junho – Festa Junina – Curitiba

Dias 20 a 22 de junho – Festa Junina da Paróquia São João Batista – Cascavel

Dias 26 a 29 de junho – Arraiá Caiçara – Pontal do Paraná

Dias 26 a 29 de junho – Festival de Inverno do Centro Histórico – Curitiba

Dias 30 de junho a 10 de julho – Festival Folclórico – Curitiba

Dias 30 de junho a 30 de julho – Festival da Gastronomia Caiçara – Pontal do Paraná

Dias 4 a 6 de julho – Festival Internacional de Hip Hop – Curitiba

Dias 4 a 6 de julho – Festa do Frango Polenta e Vinho – Curitiba

Dias 4 a 7 de julho – FesCafé – Ribeirão Claro

Dias 11 a 19 de julho – Festival Olhar de Cinema – Curitiba

Dias 11 a 13 de julho – Festa do Vinho e do Queijo – Salgado Filho

Dias 10 a 13 de julho – 30ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco – Campo Mourão

Dias 25 a 27 de julho – 3ª edição do Festival de Balonismo – Ponta  Grossa

Dias 1 a 3 de agosto – Festa da Leitoa no Tacho – Lobato

Dias 1 a 31 de agosto – Circuito Gastronômico dos Cafés Especiais – Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa

Dias 4 a 28 de agosto – Mata Atlântica EcoFestival – Litoral, Curitiba e RMC

Dias 15 a 17 de agosto – 14ª Festa Nacional do Feijão Preto – Prudentópolis

Dias 18 a 24 de agosto – XIV Semana da Comunidade Ucraniana – Prudentópolis

Dias 4 a 7 de setembro – FrutFest – Carlópolis

Dias 5 a 7 de setembro – Londrina Matsuri – Londrina

Dias 4 a 14 de setembro – 32ª Feira da Louça – Campo Largo

Dias 6 a 15 de setembro – 13ª Expo&Flor – Ponta Grossa

Durante todo o inverno – Parque Estadual de Vila Velha – Ponta Grossa

SET 0002 25D LOGO GRALHA