O meia Biel, do Brusque, ex-Coritiba
O meia Biel, do Brusque, ex-Coritiba (Crédito: Divulgação/ Lucas Cardoso/Brusque)

Somando Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Série C, o Brusque está invicto há oito jogos. A última derrota do quadricolor foi no dia 12 de fevereiro para o Santa Catarina por 1 a 0. 2c525u

Quem vem tendo papel fundamental para boa fase brusquense é o meia Biel. Ele esteve presente em sete partidas da atual série invicta, inclusive anotando o gol da vitória por 1×0 contra o Guarani. “A cada jogo sem derrota, vejo um aumento de confiança na nossa equipe. Estamos sabendo o momento de decidir os jogos, algo que é fundamental nas competições equilibradas que disputamos”, declarou o camisa 7.

Titular 5b4rg

No total, Biel atuou em 16 das 17 partidas do Brusque na temporada. Na opinião do meia, o que vem sendo fundamental para a alta minutagem é o posicionamento dele dentro de campo no encaixe do time comandado pelo técnico português, Filipe Gouveia. “Tenho atuado na posição que eu fico confortável, que é jogando mais de frente para o jogo, pegando mais na bola e dando ritmo ao time. Eu acredito muito em plantar e colher. Em toda minha carreira, independente se estou jogando ou não, treino forte, pois acredito que é com repetição que você evolui” opinou meia de 23 anos.

Atletiba 3r734b

Revelado nas categorias de base do Coritiba, Biel reencontrará um velho conhecido na próxima quinta-feira, às 16h, na Arena ville. Trata-se do Athletico Paranaense, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. “Cheguei no Coxa com nove anos e saí com 22 anos. Sou grato por tudo que vivi lá e, logicamente, nesta trajetória tive vários embates contra o Athletico Paranaense. Hoje estou muito feliz no Brusque. Sabemos da qualidade do adversário, mas mostramos nos últimos jogos que podemos sim ar de fase na Copa do Brasil”, finalizou.

Multicampeão nas categorias de base 4q204b

Nascido em Curitiba, Biel chegou aos 9 anos de idade ao Coritiba. Na base, o meia foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2021. Ele foi o vice-artilheiro do time naquela campanha, com cinco gols em oito jogos. Só ficou atrás do centroavante Luizão, que marcou seis gols — e hoje está no Al-Hisn (Emirados Árabes).

Aquela equipe campeã da Copa do Brasil Sub-20 contava com o goleiro Rafael William, com os laterais Natanael e Diogo Batista, com os zagueiros Marcio Silva e Thalisson Gabriel, o volante Bernardo e o ponta Ruan Assis.

Além desse troféu, Biel acumulou outros títulos na base do Coritiba: tetracampeão da Taça Curitiba (2012, 2013, 2014 e 2015), campeão da EFIPAN (2015), campeão da Copa Brasil de Futebol Infantil (2016), campeão do Paranaense Sub-15 (2016) e campeão da Copa Caio Júnior Sub-15 (2017). Ele chegou a ser convocado para períodos de treinos junto a Seleção Brasileira Sub-17.

No profissional 1lj6o

Promovido ao profissional em 2020, Biel só atuou em 17 jogos pelo Coxa desde então – quatro como titular. Somou apenas 394 minutos em campo (o equivalente a menos de cinco jogos inteiros). Não chegou a marcar gols como profissional pelo Coritiba.

Sem espaço no clube, acabou emprestado ao Novorizontino em 2023. E teve pouco espaço durante a Série B do Campeonato Brasileiro, sem começar nenhuma partida como titular e entrando como substituto em 13 rodadas. Somou apenas 156 minutos em campo – o equivalente a menos de duas partidas inteiras. Seus primeiros gols como profissional foram em 2024 pelo Paysandu – fez cinco gols em 21 jogos no ano ado, emprestado pelo Coxa ao clube de Belém (PA).