
O Coritiba não terá o meia Josué, 34 anos, na próxima partida na Série B. O português está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos e não enfrenta o Avaí, neste sábado (dia 31) às 16 horas, no Couto Pereira, pela 10ª rodada. 573y4c
Sem Josué, o técnico Mozart afirmou que tem três principais opções para substituir o camisa 10 – numeração tradicional para o meia ofensivo centalizado da equipe. “A gente já estava começando a conversar sobre o possível substituto do Josué”, comentou o treindor, em entrevista coletiva, logo após a vitória sobre o Criciúma, nessa segunda-feira (dia 26).
“É uma ausência importante para nós, porque é o responsável pelas bolas paradas. O e que ele dá para o Coutinho no segundo tempo… o Josué tem essa capacidade de último e. A forma que ele está se entregando também sem a bola”, explicou.
“Nós temos a opção do De Pena. Tem a opção do próprio Giovane Meurer e tem a opção de trazer o Vini (Paulista) para dentro e iniciar com o Everaldo”, declarou o treinador.

Opção uruguaia 3k625y
O uruguaio Carlos De Pena, 33 anos, seria o substituto imediato de Josué. No entanto, só ficou 115 minutos em campo desde que chegou ao clube. Entrou como substituto em sete partidas da Série B – média de 16 minutos por partida que participou. Não fez gols ou assistências.
De Pena se destacou no futebol europeu atuando na ponta-esquerda. No Brasil, entrou para a seleção dos melhores da Série A de 2022 atuando como médio (segundo volante). No entanto, também pode jogar como meia ofensivo centralizado.
Chance para o novato 315x2a
Revelação da base, Geovane Meurer, 23 anos, já foi usado em todas as posições do meio-campo. Apesar de já ter sido usado como médio (segundo volante), tem características ofensivas, com bom e, drible e chute de fora da área.
Meurer ainda não foi utilizado na Série B. Só jogou no Paranaense e entrou em campo em seis jogos (quatro como titular). Marcou um gol e deu uma assistência.

Espaço para Everaldo 4y1r1u
O ponta Everaldo, 30 anos, voltou a jogar na segunda-feira, após três meses em recuperação de lesão. Atuou por 10 minutos contra o Criciúma. Caso Everaldo seja titular, o versátil Vini Paulista aria a jogar como meia ofensivo centralizado. Outra opção seria Mozart mudar para o esquema tático 4-1-4-1, com Filipe Machado como único volante. A linha de quatro teria dois médios centralizados (Vini Paulista e Sebá Gómez), com Everaldo e Nicolas Careca pelos lados do campo.
Versatilidade 2t2s4a
Mozart destacou que tem vários jogadores que atuam em diversas posições e funções. “O fato de nós termos um elenco que tem jogadores que fazem mais de uma função me possibilita de ter essa tranquilidade para poder escolher o substituto de Josué”, declarou.
Josué 5yr3h
O técnico do Coritiba também aproveitou para rasgar elogios ao meia português. “Eu acredito que o Josué, ele hoje se tornou um dos principais jogadores da equipe e um dos principais jogadores da competição, na minha opinião. E agora eu tenho alguns dias para pensar”, disse.
“O Josué tem características que estão escassas no futebol brasileiro, mas no futebol mundial também: o meia canhoto que bate bem na bola, que bate bem as bolas paradas, que tem esse último e, seja no chão, seja cavado”, comentou. “E aí tem que dar os méritos para o jogador. Ele atravessou o Atlântico, tem que se adaptar ao clima, aos companheiros. É um outro país, apesar de ser o mesmo idioma, mas a adaptação não é uma coisa simples. Eu tive a oportunidade de ir morar 12 anos fora do país e sei o quão difícil é se adaptar fora do teu país. E ele conseguiu esse ano se adaptar e é mérito do jogador de ter entendido o tamanho do clube que ele está jogando, a importância dele em relação aos outros jogadores e o desempenho dele é notório de todos vocês”, afirmou.