O goleiro Bento, do Athletico Paranaense
O goleiro Bento (Crédito: Robson Mafra)

O goleiro Bento, do Athletico Paranaense, é o jogador nascido em Curitiba com maior valor de mercado, segundo dados do Transfermarkt.de. Ele está avaliado em 9 milhões de euros. Em julho, o clube paranaense chegou a recusar uma proposta de 10 milhões de euros do Benfica, de Portugal, pelo jogador. 6q6m2s

Em segundo lugar desse ranking de ‘curitibanos mais valiosos’, há um empate entre o lateral-direito Yan Couto, 21 anos, e o zagueiro Léo Pereira, 27 anos, ambos avaliados em 4 milhões de euros pelo Transfermarkt. Formado no Coritiba, Yan foi vendido em 2020 por 6 milhões de euros pelo clube paranaense para o Manchester City. Ele está emprestado ao Girona, da Espanha. Já Léo Pereira, formado pelo Athletico, foi vendido ao Flamengo, em 2020, pelo equivalente a 7 milhões de euros.

SELEÇÃO DOS CURITIBANOS
Time formado por jogadores nascidos na capital paranaense e em atividade no futebol profissional

BentogoleiroAthletico
Yan Coutolateral-direitoGirona-ESP
João BassozagueiroSantos
Léo PereirazagueiroFlamengo
Thiago DombroskizagueiroCoritiba
Lucas Mendeslateral-esquerdoAl Wrakah-QAT
Willian FariasvolanteCoritiba
VinameiaAl Hazem-ARA
GiulianomeiaCorinthians
KadymeiaKrasnodar-RUS
Gustavo MosquitoatacanteCorinthians

Outros curitibanos de destaque no futebol
Goleiro: Thiago Rodrigues (34 anos, Vitória)
Zagueiro: Rodrigo Guth (22 anos, Fortuna Sittard-HOL), Léo Andrade (25 anos, Khimki-RUS), Doma (24 anos, Vila Nova), Thiago Cionek (37 anos, Avellino-ITA)
Lateralesquerdo: Guilherme Biro (23 anos, Mirassol)
Volante: Bernardo (21 anos, Guarani), Jhonny Lucas (23 anos, Vitória), Leandro Vilela (28 anos, Mirassol)
Meia: Juan Alano (26 anos, Gamba Osaka-JAP), Luisinho (32 anos, Retrô)
Centroavante: Diego Oliveira (33 anos, FC Tokyo-JAP)

Em seguida, aparecem avaliados em 3 milhões de euros o ponta Gustavo Mosquito (25 anos, revelado pelo Coritiba e hoje no Corinthians) e o meia Kady (27 anos, revelado pelo Coritiba e hoje no Krasnodar). O clube russo pagou 2 milhões de euros pelo jogador curitibano em janeiro de 2023, após ele se destacar pelo Qarabag, do Azerbaijão.

Em sexto lugar aparece o zagueiro Rodrigo Guth, 22 anos, que surgiu na base do Coritiba e foi vendido em 2017 para a Atalanta (Itália), por 670 mil euros. Em julho de 2022, o clube italiano vendeu o jogador por 1,1 milhão de euros para o Fortuna Sittard, da Holanda. Hoje ele está avaliado em 2 milhões de euros.

Segundo o Transfermarkt, o valor de mercado é calculado considerando o potencial futuro, a idade, a performance pelo clube e pela seleção, o nível e o status da liga (nos aspectos esportivo e financeiro), reputação/prestígio, valor de marketing, quantidade e reputação dos clubes interessados na contratação, nível de experiência, suscetibilidade a lesões, demanda do mercado, desenvolvimento geral dos valores de transferência e fatores externos.