Rodrigo Possebon, diretor de futebol do Athletico Paranaense
Rodrigo Possebon, diretor de futebol do Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

Rodrigo Possebon concedeu no último domingo (dia 4) sua primeira entrevista coletiva desde que virou diretor de futebol do Athletico Paranaense, em 13 de dezembro de 2024. Ele foi o responsável por comunicar a demissão do técnico Mauricio Barbieri, na Ligga Arena, minutos após a derrota para o Botafogo-SP. 4h5x1n

Na mesma entrevista, Possebon elogiou o técnico interino, o português João Correia, de 31 anos, e a qualidade dos jogadores do elenco do Athletico. Também comentou sobre a possibilidade de reforços na próxima janela de transferências, em junho.

Aos 35 anos, Possebon foi meia do Internacional, do Santos e do Manchester United. Ele encerrou a carreira de atleta profissional em 2018. Em seguida, fez vários cursos e começou a trabalhar como gerente de futebol na Ferroviária, em 2020. Depois, em 2023, foi contratado pelo Barra-SC, onde trabalhou junto com João Correia, técnico do sub-20 do Athletico que vai assumir interinamente o time principal.

Veja os principais pontos da entrevista coletiva de Rodrigo Possebon:

João Correia 12333s

“Nos sentimos completamente seguros em colocar o João como treinador interino. Até porque, obviamente, dentro de um planejamento de futebol e de uma gestão esportiva, a gente calcula que em algum momento possa ocorrer essa troca. E, obviamente, nós já esperávamos que o João, em algum momento, teria totais condições de assumir como treinador. O João é um treinador que já tem experiências no Brasil, já trabalhou em outras equipes, inclusive, se eu não me engano, em Série B. É um treinador que vem muito bem no Athletico Paranaense desde a chegada dele no ano ado. Jovem, tem conteúdo e tem totais condições de assumir esse novo desafio”

Elenco 1bk2d

“Minha avaliação é que nós temos um elenco de altíssimo nível, temos excelentes jogadores, já fizemos coisas muito boas esse ano e o time tem totais condições de ser campeão da competição”.

Pressa para contratar o novo técnico 4c4i30

“Acredito que nós temos o melhor elenco da Série B. A urgência, obviamente, ela existe, mas ela não vai fazer com que a gente tome decisões precipitadas. A escolha de novo treinador será feita com muita lucidez e nós vamos tomar uma decisão quando a gente tiver convicção. Enquanto isso, o João tem plenas condições de realizar o trabalho e buscar os nossos objetivos de vitórias nos próximos jogos”

Gastos com reforços 313p50

“O Athletico sempre respeita a questão financeira, a questão orçamentária, o planejamento que é realizado. O Athletico Paranense é uma referência em gestão esportiva, é uma referência na forma como gere o clube e o futebol. Então, a gente não vai fugir disso. Temos um elenco extremamente qualificado”

Reforços para a lateral-direita e1r2p

“Obviamente, a questão da lateral direita é uma situação que hoje nós temos um jogador lesionado. O Hayen vinha de uma suspensão, também tinha ficado doente essa semana. Então, nos encontramos nessa posição especificamente sem alguém ali com a especialidade. Tivemos que improvisar o Raul. O Raul é um jogador com plena capacidade de atender essa demanda para para suprir essa necessidade emergencial, inclusive já jogou assim no Red Bull Bragantino, na Série A. Obviamente que a janela de mercado, ela nos abre uma possibilidade de, se a gente acreditar que temos a necessidade de fazer alguma contratação. Mas reitero, dentro da nossa perspectiva em relação à qualidade do elenco, nós estamos plenamente satisfeitos com o nível dos jogadores, com a entrega deles. Eles são o grupo de jogadores que vai nos levar ao título da competição e à concretização do o para a Série A”

Mercado de jogadores: comprar barato e vender caro 4h212u

“É uma característica do Athletico Paranaense ter os pés no chão, trabalhar em cima de um planejamento previamente estabelecido, olhar o fluxo de caixa. Inclusive essas estratégias que pam o Athletico Paranaense no patamar que está hoje, que é uma referência mundial em gestão de futebol. O Athletico Paranaense, na realidade, é uma ilha dentro do futebol brasileiro. Ele tem práticas totalmente diferenciadas e positivas em comparação ao mercado e a gente não vai fugir dessa característica”

Boas contratações 3g5o6h

“Se a gente fizer uma análise aprofundada de alguns atletas que nós temos hoje, tivemos uma habilidade de mercado muito alta para trazê-los. Eu posso citar o caso do Isaac, que é um jogador que no ano ado teve propostas de clubes europeus e o Fluminense não quis nem abrir negociação. O próprio Tevis é um outro exemplo. Nós mantivemos o Bruno Zapelli, que é um jogador de altíssimo nível procurado no mercado por ligas de primeira prateleira. Posso citar a manutenção do Felipinho e a vinda do Giuliano, um jogador de altíssimo nível, talvez um dos jogadores com uma das maiores carreiras que já vestiram a camisa do Athletico Paranaense. Nós temos uma dupla de zaga que jogou hoje de altíssimo nível, o Léo que entrou depois também com uma carreira consolidada. O Renan (Peixoto) foi um jogador que surgiu de forma emergente esse ano no estadual no Campeonato Paulista, que já está entregando o resultado. Enfim, citei alguns casos para exemplificar a qualidade do elenco, essa capacidade que nós tivemos de ar o mercado e trazer peças diferenciadas. Se a gente também fizer uma avaliação das vendas que nós fizemos nessa janela, quando vieram também não foram compras altas. Foram jogadores que o Athletico teve uma capacidade diferenciada e habilidosa para trazê-los, fazer com que eles performassem aqui, para depois fazer uma venda grande. Isso é exemplo de gestão. Não é pagar caro e esperar que o jogador resolva os problemas. Então, devido a essa abordagem diferente que nós temos, o clube está nesse patamar e não vai fugir dessa linha”