
Rodrigo Possebon concedeu no último domingo (dia 4) sua primeira entrevista coletiva desde que virou diretor de futebol do Athletico Paranaense, em 13 de dezembro de 2024. Ele foi o responsável por comunicar a demissão do técnico Mauricio Barbieri, na Ligga Arena, minutos após a derrota para o Botafogo-SP. 4h5x1n
Na mesma entrevista, Possebon elogiou o técnico interino, o português João Correia, de 31 anos, e a qualidade dos jogadores do elenco do Athletico. Também comentou sobre a possibilidade de reforços na próxima janela de transferências, em junho.
Aos 35 anos, Possebon foi meia do Internacional, do Santos e do Manchester United. Ele encerrou a carreira de atleta profissional em 2018. Em seguida, fez vários cursos e começou a trabalhar como gerente de futebol na Ferroviária, em 2020. Depois, em 2023, foi contratado pelo Barra-SC, onde trabalhou junto com João Correia, técnico do sub-20 do Athletico que vai assumir interinamente o time principal.
Veja os principais pontos da entrevista coletiva de Rodrigo Possebon:
João Correia 12333s
“Nos sentimos completamente seguros em colocar o João como treinador interino. Até porque, obviamente, dentro de um planejamento de futebol e de uma gestão esportiva, a gente calcula que em algum momento possa ocorrer essa troca. E, obviamente, nós já esperávamos que o João, em algum momento, teria totais condições de assumir como treinador. O João é um treinador que já tem experiências no Brasil, já trabalhou em outras equipes, inclusive, se eu não me engano, em Série B. É um treinador que vem muito bem no Athletico Paranaense desde a chegada dele no ano ado. Jovem, tem conteúdo e tem totais condições de assumir esse novo desafio”
Elenco 1bk2d
“Minha avaliação é que nós temos um elenco de altíssimo nível, temos excelentes jogadores, já fizemos coisas muito boas esse ano e o time tem totais condições de ser campeão da competição”.
Pressa para contratar o novo técnico 4c4i30
“Acredito que nós temos o melhor elenco da Série B. A urgência, obviamente, ela existe, mas ela não vai fazer com que a gente tome decisões precipitadas. A escolha de novo treinador será feita com muita lucidez e nós vamos tomar uma decisão quando a gente tiver convicção. Enquanto isso, o João tem plenas condições de realizar o trabalho e buscar os nossos objetivos de vitórias nos próximos jogos”
Gastos com reforços 313p50
“O Athletico sempre respeita a questão financeira, a questão orçamentária, o planejamento que é realizado. O Athletico Paranense é uma referência em gestão esportiva, é uma referência na forma como gere o clube e o futebol. Então, a gente não vai fugir disso. Temos um elenco extremamente qualificado”
Reforços para a lateral-direita e1r2p
“Obviamente, a questão da lateral direita é uma situação que hoje nós temos um jogador lesionado. O Hayen vinha de uma suspensão, também tinha ficado doente essa semana. Então, nos encontramos nessa posição especificamente sem alguém ali com a especialidade. Tivemos que improvisar o Raul. O Raul é um jogador com plena capacidade de atender essa demanda para para suprir essa necessidade emergencial, inclusive já jogou assim no Red Bull Bragantino, na Série A. Obviamente que a janela de mercado, ela nos abre uma possibilidade de, se a gente acreditar que temos a necessidade de fazer alguma contratação. Mas reitero, dentro da nossa perspectiva em relação à qualidade do elenco, nós estamos plenamente satisfeitos com o nível dos jogadores, com a entrega deles. Eles são o grupo de jogadores que vai nos levar ao título da competição e à concretização do o para a Série A”
Mercado de jogadores: comprar barato e vender caro 4h212u
“É uma característica do Athletico Paranaense ter os pés no chão, trabalhar em cima de um planejamento previamente estabelecido, olhar o fluxo de caixa. Inclusive essas estratégias que pam o Athletico Paranaense no patamar que está hoje, que é uma referência mundial em gestão de futebol. O Athletico Paranaense, na realidade, é uma ilha dentro do futebol brasileiro. Ele tem práticas totalmente diferenciadas e positivas em comparação ao mercado e a gente não vai fugir dessa característica”
Boas contratações 3g5o6h
“Se a gente fizer uma análise aprofundada de alguns atletas que nós temos hoje, tivemos uma habilidade de mercado muito alta para trazê-los. Eu posso citar o caso do Isaac, que é um jogador que no ano ado teve propostas de clubes europeus e o Fluminense não quis nem abrir negociação. O próprio Tevis é um outro exemplo. Nós mantivemos o Bruno Zapelli, que é um jogador de altíssimo nível procurado no mercado por ligas de primeira prateleira. Posso citar a manutenção do Felipinho e a vinda do Giuliano, um jogador de altíssimo nível, talvez um dos jogadores com uma das maiores carreiras que já vestiram a camisa do Athletico Paranaense. Nós temos uma dupla de zaga que jogou hoje de altíssimo nível, o Léo que entrou depois também com uma carreira consolidada. O Renan (Peixoto) foi um jogador que surgiu de forma emergente esse ano no estadual no Campeonato Paulista, que já está entregando o resultado. Enfim, citei alguns casos para exemplificar a qualidade do elenco, essa capacidade que nós tivemos de ar o mercado e trazer peças diferenciadas. Se a gente também fizer uma avaliação das vendas que nós fizemos nessa janela, quando vieram também não foram compras altas. Foram jogadores que o Athletico teve uma capacidade diferenciada e habilidosa para trazê-los, fazer com que eles performassem aqui, para depois fazer uma venda grande. Isso é exemplo de gestão. Não é pagar caro e esperar que o jogador resolva os problemas. Então, devido a essa abordagem diferente que nós temos, o clube está nesse patamar e não vai fugir dessa linha”