
Dagoberto Pelentier de Jesus nasceu em Dois Vizinhos (PR), em 1983. Aos 14 anos, entrou para as categorias de base do PSTC, clube então com sede em Londrina e especializado na formação de craques. Em 2001, com 18 anos, já estava no Athletico Paranaense. 311n5j
No seu primeiro ano de Furacão, estreou como profissional e participou da campanha do título do Brasileirão – atuou em duas partidas. Em 2002, virou titular e ganhou destaque com sua velocidade descomunal, dribles humilhantes e precisão na definição das jogadas. Era um verdadeiro ‘Garrincha das Araucárias’.
Em 2003, ganhou o Mundial Sub-20 com a seleção brasileira e foi prata no Pan. Em 2004, Dagoberto levou o Athletico à liderança do Brasileirão, brilhando ao lado de Fernandinho, Jadson e Washington. O título só não veio porque ele sofreu uma grave lesão no joelho na 36ª rodada e perdeu as dez últimas partidas da campanha. O time ficou com o vice, três pontos atrás do Santos de Robinho e Ricardinho.
Depois da lesão, Dagoberto mudou seu estilo de jogo. ou a usar mais a técnica do que a velocidade. E, dessa forma, virou o primeiro paranaense a conquistar cinco títulos do Brasileirão. Além de 2001, ganhou dois com o São Paulo (2007 e 2008) e dois com o Cruzeiro (2013 e 2014). Em toda história, só Dagoberto e outros três jogadores conseguiram essa façanha (Zinho, Andrade e Mayke)
No fim da carreira, ainda foi artilheiro da Série B de 2018, com 17 gols em 19 jogos, atuando pelo Londrina, onde decidiu se aposentar em 2019.
Aniversário do Bem Paraná 3i5151
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
- A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
- 1) votação do Bem Paraná em 2023
- 2) títulos e façanhas coletivas
- 3) desempenho individual
- 4) participação em seleção brasileira
- 5) relevância para o futebol paranaense
A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.
- Adoilson, o meia goleador e multicampeão pelo Paraná Clube
- Você lembra do craque Ademir Alcântara, que brilhou no Pinheiros, no Coritiba e na Europa?
- Adílson Batista, revelado pelo Athletico, virou o Capitão América
- Adriano, o lateral ambidestro que saiu do Paraná Clube para brilhar no Coritiba e no Barcelona
- Adriano Gabiru, o meia que colecionou títulos no Athletico e chegou à seleção brasileira
- Alex, o maior craque do futebol paranaense nos últimos 41 anos
- Alex Mineiro, o artilheiro do título brasileiro do Athletico
- Assis, craque do ‘Casal 20’ e da seleção do centenário do Athletico
- Bruno Guimarães, pupilo de Diniz, virou ídolo no Athletico e craque da Premier League