Bruno Guimarães
Bruno Guimarães (Crédito: Franklin de Freitas)

Ele foi rejeitado por Botafogo e Fluminense. Dormiu com ratos e não sabia se conseguiria virar jogar de futebol. Já se preparava para virar taxista quando encontrou Fernando Diniz. 3w1pg

Essa é a história da Bruno Guimarães, nascido no Rio de Janeiro, em 1997.

No início, não foi aprovado nos testes em clubes cariocas, mas não desistiu do sonho. Em uma carta aberta ao público, divulgada em 2023, quando já era um craque de Premier League, contou que esteve perto de desistir. Revelou que vomitava de nervoso antes de jogos e que ou a noite em dormitórios com ratos na época de categorias de base.

A história dele mudou quando encontrou o técnico Fernando Diniz no Audax-SP, em 2017. “Você tem a alma de um grande jogador”, disse o mestre para o pupilo. Depois do trabalho no Paulistão, Diniz veio ao Athletico em 2017 e indicou Bruno Guimarães.

A partir dali, o volante mudou a história do Furacão. Com técnica clássica de um camisa 10, lançamentos geniais e capacidade defensiva, virou o pilar de um time que venceu a Copa Sul-Americana 2018 e a Copa do Brasil 2019. Em seguida, foi vendido por 20 milhões de euros ao Lyon, levando o time francês até a semifinal da Liga dos Campeões. Em 2022, foi comprado por 42,1 milhões de euros pelo Newcastle, da Inglaterra, e virou referência na Premier League.

Pela seleção brasileira, ouro na Olimpíada de 2020 e participação na Copa do Mundo de 2022. Já soma 19 jogos e um gol pela Canarinho.

Em 2024, Bruno Guimarães foi eleito para uma das seleções do centenário do Athletico – clique aqui para saber mais.

Aniversário do Bem Paraná 3i5151

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.