
O Athletico Paranaense venceu por 2 a 1 o Criciúma, nessa quinta-feira (dia 10) à noite, na Ligga Arena, pela 2ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou em 1º lugar, com 6 pontos. A equipe catarinense está na 20ª (e última) colocação, sem pontos. 18n6n
A vitória começou com gol do centroavante Alan Kardec. O Criciúma empatou no segundo tempo. Em seguida, o técnico Mauricio Barbieri foi vaiado e xingado de ‘burro’ por torcedores ao fazer substituições. Pouco depois, porém, o time garantiu o placar com gol do lateral Hayen Palacios, aos 38 minutos do segundo tempo.
- Barbieri explica reação a xingamentos na Arena e revela conversa com jogador vaiado pela torcida
- ATUAÇÕES: Velasco e Palacios foram os melhores do Athletico contra o Criciúma
Na próxima rodada, o Furacão vai à Arena Pantanal enfrentar o Cuiabá, na próxima terça-feira (dia 15) às 19 horas.
Torcida 6571k
Esse foi o primeiro jogo na Arena após a eliminação no Paranaense dentro de casa (derrota por 3 a 0 para o Maringá) e depois do aumento no preço dos ingressos (de R$ 120 para R$ 150). O público foi de 15.390 no total – dentro da média do ano. O menor público do Athletico em casa em 2025 foi contra o São Joseense, pela 1ª fase do Paranaense: 12.162 pagantes.
Artilharia c413d
O centroavante Alan Kardec soma agora 5 gols em 19 jogos pelo Athletico em 2025. É o vice-artilheiro do time no ano, atrás apenas do ponta Luiz Fernando (9 gols em 18 jogos).
Invencibilidade 3j52l
O Athletico não perde em casa para o Criciúma desde 1996, há quase 29 anos. Desde então, foram 9 confrontos no Paraná entre os dois times e 9 vitórias do Furacão.
Técnico 4f353s
Maurício Barbieri completou 19 jogos no comando do Athletico, agora com 11 vitórias, 6 empates e 2 derrotas.
Reforços 6e3tl
Dos três reforços contratados para a Série B, só o volante paraguaio Fabrizio Peralta, ex-Cruzeiro, ainda não estreou. Ele não foi relacionado para o jogo. O zagueiro Habrãao e o centroavante Renan Peixoto (ex-Portuguesa) já atuaram pelo Furacão.
Escalação h6j53
Recuperados de lesões, o zagueiro Tobias Figueiredo, do lateral-direito Dudu e do lateral-esquedo Esquivel começaram no banco. O técnico Maurício Barbieri repetiu a escalação usada na estreia na Série B.
Esquema tático 4n3m47
O técnico Maurício Barbieri manteve o esquema tático 4-2-3-1, usado como base no Paranaense 2025, com dois volantes (Felipinho na direita e Raul na esquerda). A linha de três teve Velasco na direita, Luiz Fernando na esquerda e Zapelli centralizado. O centroavante titular era Alan Kardec.
Criciúma 123zm
No Criciúma, as baixas eram o lateral-direito Jonathan (ex-Coritiba) e o meia Gui Lobo. O técnico Zé Ricardo usou o esquema 4-2-3-1, com Talisson (direita), Fellipe Matheus (centro) e Diego Gonçalves (esquerda) na linha de três.
Primeiro tempo 122ni
O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que deu muita liberdade ofensiva a Palacios pela direita e aos dois volantes. O quarteto ofensivo apresentou boa mobilidade, permitindo ao Furacão criar seis boas jogadas ofensivas. O Criciúma incomodou em algumas bolas altas, mas não teve chances. O mandante abriu o placar aos 21, em boa jogada de Felipinho pelo centro, cruzamento de Palacios e cabeceio de Alan Kardec.
Segundo tempo 5d264j
O Athletico reduziu o ritmo no segundo tempo e manteve o controle do jogo, mas pouco atacou. O Criciúma ficou preso na marcação e quase não jogou. Aos 20, as primeiras substituições no Furacão: saíram Felipinho e Alan Kardec para as entradas do meio-campista Patrick e do centroavante Renan Peixoto. Mesmo apático em campo, o time catarinense chegou empate aos 30, em cobrança de falta de Marcelo Hermes, no ângulo.
Mudanças e gol no fim 3a3k19
Após o gol, Barbieri colocou no jogo o ponta Isaac e o meia Giuliano. Eles entraram nas vagas de Velasco e Zapelli. A torcida reagiu com vaias e gritos de ‘burro’ para o treinador. O gol da vitória veio aos 38 minutos, em escanteio cobrado por Isaac, cabeceio de Renan Peixoto, rebote do goleiro e finalização do colombiano Hayen Palacios. Aos 47, para ajudar a fechar a defesa, o volante Falcão entrou no lugar de Luiz Fernando.
Estatísticas u61d
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 51% de posse de bola, 15 finalizações (6 no gol) e 15 faltas cometidas. O Criciúma somou 8 arremates (2 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.
- ATHLETICO 2×1 CRICIÚMA
- Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Habraão, Léo e Fernando; Raul e Felipinho (Patrick); Kevin Velasco (Isaac), Zapelli (Giuliano) e Luiz Fernando (Falcão); Alan Kardec (Renan Peixoto). Técnico: Barbieri
- Criciúma: Kauã; Léo Alaba, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade (Hudson) e Morelli (Jhonata Robert); Talisson (Gabriel Barros), Fellipe Matheus (Juninho) e Diego Gonçalves; Werik Popó (Neto Pessoa). Técnico: Zé Ricardo
- Gols: Alan Kardec (21-1º), Marcelo Hermes (30-2º) e Palacios (38-2º)
- Cartões amarelos: Rodrigo, Castán (C). Léo, Patrick (A).
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
- Público: 15.390 total
- Local: Ligga Arena, em Curitiba
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 8 – Velasco cruza. Alan Kardec cabeceia para fora.
- 11 – Bola alta pra área. Morelli tenta de bicicleta e Castán completa, mandando para fora.
- 20 – Luiz Fernando parte em contra-ataque e chuta de fora da área. Kauã espalma no canto.
- 21 – Gol do Athletico. Felipinho faz grande jogada e aciona Palacios na direita. Ele cruza e Alan Kardec cabeceia no canto.
- 24 – Velasco chuta de fora da área. Kauã espalma no canto.
- 32 – Velasco cruza. Palacios cabeceia perto, sobre o gol.
- 40 – Contra-ataque. Velasco cruza. Luiz Fernando cabeceia no canto. Kauã salva.
- Segundo tempo
- 26 – Escanteio. Zapelli cruza. Luiz Fernando cabeceia perto.
- 30 – Gol do Criciúma. Léo derruba Popó perto da área. Falta. Marcelo Hermes cobra no ângulo.
- 38 – Gol do Athletico. Isaac cobra escanteio. Renan Peixoto cabeceia. Kauã rebate e Palacios cutuca para o gol.
- 40 – Isaac sai na cara do gol e chuta perto, ao lado.