Athletico vence o Athletic na estreia de Odair Hellmann e com mudança na escalação 55251l

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Athletic-MG, na Ligga Arena, pela 9ª rodada da Série B. A partida marcou a estreia do técnico Odair Hellmann 631w28

Silvio Rauth Filho
IMG-20250524-WA0044

Renan Peixoto em Athletico x Athletic-MG na Ligga Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Athletic-MG, nesse sábado (dia 24) à tarde, na Ligga Arena, pela 9ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou em 8º lugar, com 13 pontos. A equipe mineira está na 15ª colocação, com 6 pontos.

A partida desse sábado marcou a estreia do técnico Odair Hellmann, contratado para substituir Mauricio Barbieri, que deixou o clube há três semanas.

Na próxima rodada, o Furacão vai a Ponta Grossa enfrentar o Operário, dia 1º de junho (um domingo).

Fim de jejum 2v17m

O placar encerrou um jejum. O time paranaense vinha de 4 rodadas seguidas sem vencer na competição. Já a equipe mineira somou 2 vitórias e 3 derrotas nas últimas 5 partidas.

Desfalques 5l2z2g

As baixas no Athletico eram os pontas Kevin Velasco, Leozinho e Julimar e os laterais Dudu e Hayen Palacios, todos em recuperação.

Artilheiro d6r4p

O centroavante Renan Peixoto marcou o gol da vitória e é o artilheiro do Athletico na Série B, com 4 gols em 9 jogos.

Escalação h6j53

A novidade na escalação foi o volante Falcão no lugar do meio-campista João Cruz. O esquema tático era o tradicional 4-2-3-1, com Falcão (esquerda) e Felipinho (direita) como volantes. A linha de três tinha Luiz Fernando (direita), Giuliano (centro) e Isaac (esquerda).

O meia Zapelli, o volante Raul, o meio-campista Patrick e o centroavante Alan Kardec iniciaram no banco. O lateral-direito Kauã Moraes, 18 anos, destaque do time-20, foi mantido como titular.

Athletic 6u3df

No Athletic, as baixas eram o zagueiro Edson e o ponta Ezequiel. O técnico Roger (ex-centroavante do Athletico-PR) armou o time no 4-2-3-1, com o lateral-esquerdo Yuri na ponta-esquerda.

Primeiro tempo 122ni

O primeiro tempo teve o Athletico com postura agressiva na marcação, tentando combater com intensidade máxima o adversário com a posse de bola. No entanto, o mandante não ficou avançado em campo e preferiu uma postura conservadora, em bloco médio. O time mineiro não se intimidou e mostrou qualidade nas construções pelo centro e nos avanços pelas pontas. Com isso, foi uma primeira etapa equilibrada, com 8 finalizações (5 do Furacão). O visitante arrematou 3 vezes de dentro da área e o mandante, apenas duas.

Lesão 4x5t5x

Aos 33, o ponta Isaac saiu lesionado. Entrou o meio-campista João Cruz, que ficou improvisado na ponta-esquerda.

Segundo tempo 5d264j

Na volta do intervalo, os pontas trocaram de lado: Luiz Fernando ficou na esquerda e João Cruz, na direita. O Athletico voltou melhor pressionando e fez 1 a 0 aos 13 minutos, em cruzamento de João Cruz e cabeceio de Renan Peixoto. E quase chegou ao 2º gol aos 18, em grande jogada de Esquivel e chuta de João Cruz: a zaga salvou.

Mudança tática 6u5e

Aos 29, mais duas trocas no Furacão, com as entradas do meio-campista Patrick e do ponta Tevis. Com isso, o time modificou para o 4-1-4-1, com Falcão como único volante. A linha de quatro ficou com Felipinho (centro), João Cruz (centro), Tevis (direita) e Patrick (esquerda). Pouco depois, aos 37, Odair Hellmann colocou o centroavante Alan Kardec e o zagueiro Belezi improvisado na lateral-direita, para as saídas de Falcão e Kauã Moraes. O time mudou para o 4-4-2.

Gol anulado 6f19i

Aos 40, João Cruz cruzou da direita e Renan Peixoto mergulhou para marcar o gol de cabeça. Anulado por impedimento. O VAR confirmou, por centímetros.

Estatísticas u61d

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 44% de posse de bola, 12 finalizações (3 no gol) e 22 faltas cometidas. O visitante somou 7 arremates (2 certos) e 14 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.