
O Athletico Paranaense está fora do Campeonato Paranaense 2025. A eliminação ocorreu nessa quarta-feira (dia 19) à noite, na Ligga Arena, com a derrota por 3 a 0 para o Maringá, no jogo de volta da semifinal. Na partida de ida, no último domingo, em Maringá, houve empate em 1 a 1. 2d217
Nos minutos finais da partida, muitos torcedores do Athletico protestaram com vaias e xingamentos — muitos deles citando o presidente do clube, Mario Celso Petraglia.
- ATUAÇÕES: Velasco e Mycael são os únicos destaques positivos do Athletico contra o Maringá
- PODCAST SUL: Athletico eliminado | Maringá 3×0 | Furacão tem condições de subir?
- Após eliminação, Barbieri cita 42 mudanças no elenco do Athletico e reformulação
Na final, o Maringá vai enfrentar o Operário. A primeira partida da final será neste sábado (dia 22) às 16 horas, no Willie Davids. O segundo jogo está marcado para dia 29 (sábado) às 16 horas, em Ponta Grossa.
Fim de série invicta 111zg
Com o placar, o Maringá derrubou uma série invicta de 13 jogos do Athletico: 7 vitórias e 6 empates. A última derrota, que era a única na temporada, havia ocorrido em 18 de janeiro, em Pato Branco, para o Azuriz.
Invencibilidade no Paranaense 3x4h4u
Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota do Athletico em casa havia ocorrido em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Desde então, foram 26 partidas sem perder na Arena pelo Estadual: 18 vitórias e 7 empates.
Contra o Interior p353h
A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense havia ocorrido há três anos, em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário, pela 1ª fase.
Rivalidade 5c2d2b
O duelo era o reencontro dos finalistas de 2024. No ano ado, o Athletico ficou com o título após vencer por 1 a 0 em Maringá e por 3 a 0 na Arena. Em 2023, as equipes se enfrentaram nas semifinais e o Furacão levou a melhor, com vitórias por 2 a 0 no Interior e 1 a 0 na capital.
- RETROSPECTO
- Entre Athletico e Maringá
- 17 jogos
- 11 vitórias do Athletico
- 4 empates
- 2 vitórias do Maringá
Escalação do Athletico 4j4h1o
As baixas no Athletico eram os laterais Dudu e Esquivel e o ponta Julimar, todos em recuperação. O técnico Mauricio Barbieri manteve o sistema com três zagueiros (Belezi, Figueiredo e Léo) usado em Maringá. O esquema tático era o 3-4-1-2, com Velasco e Luiz Fernando no ataque. Zapelli era o meia ofensivo. A linha de quatro tinha Raul e Felipinho centralizados, além de Palacios (direita) e Fernando (esquerda) nas alas.
Maringá desfalcado 3l474m
O Maringá não tinha o meio-campista Zé Vitor (24 anos, ex-Athletico), negociado com o Mirassol. Outras baixas eram o meio-campista Iago Santana e o volante Sávio, ambos em recuperação.
Primeiro tempo 122ni
O primeiro tempo teve muita correria, bola longa, jogo aéreo e disputa física. Os dois times jogaram de forma objetiva, tentando colocar a bola na área o mais rápido possível. O duelo foi equilibrado. O Athletico levou perigo em dois lances – um contra-ataque puxado por Luiz Fernando e um cruzamento de Fernando. O Maringá incomodou o goleiro Mycael em dois bons chutes de fora da área. E chegou ao gol aos 49, em cobrança de falta de Léo Ceará e cabeceio de Maranhão: 1 a 0.
Mudança no intervalo o24
No intervalo, saiu Belezi e entrou o ponta Isaac. O Athletico voltou ao tradicional 4-2-3-1, com Luiz Fernando como centroavante. A linha de três ficou com Velasco (direita), Isaac (esquerda) e Zapelli (centro).
Segundo tempo 5d264j
Com o novo sistema, o Athletico conseguiu jogar mais avançado e pressionar o Maringá, mas seguiu com dificuldades para finalizar. Aos 17, entraram o centroavante Alan Kardec e o meia Giuliano. Aos 19, o time do Interior quase fez o 2º gol, após cobrança de Léo Ceará e cabeceio na área – Mycael defendeu. Aos 23, o Maringá fez 2 a 0, após boa jogada de Edison Negueba, chute de Rodrigo, rebate de Mycael e finalização de Matheus Moraes.
Mudanças no fim 5d614l
Aos 28 minutos, mais duas trocas no Furacão, com as entradas do centroavante Mastriani e do ponta Leozinho. O time se desmontou em campo e levou o 3º gol, aos 34, em contra-ataque de Matheus Moraes e Maranhão para a finalização de Rodrigo. Nem a expulsão de Ronald Carvalho, aos 38 minutos, mudou o cenário. O Athletico seguiu perdido em campo.
Estatísticas u61d
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 53% de posse de bola, 8 finalizações (3 no gol) e 8 faltas cometidas. O Maringá somou 12 arremates (7 no gols) e 18 faltas cometidas. Os dados são do Flashscore.
- ATHLETICO 0x3 MARINGÁ
- Athletico: Mycael; Belezi (Isaac), Tobias Figueiredo e Léo; Hayen Palacios, Raul, Felipinho (Mastriani) e Fernando (Alan Kardec); Kevin Velasco, Zapelli (Giuliano) e Luiz Fernando (Leozinho). Técnico: Maurício Barbieri
- Maringá: Dheimison; Raphinha (João Félix), Tito, Ronald Carvalho e Max Miller (Cauã Tavares); Buga e Rodrigo; Matheus Moraes (Cristovam), Léo Ceará (Lucas Bonifácio) e Edison Negueba (Robertinho); Maranhão. Técnico: Jorge Castilho
- Gols: Maranhão (49-1º) e Matheus Moraes (23-2º) e Rodrigo (34-2º)
- Expulsão: Ronald Carvalho (38-2º)
- Cartões amarelos: Rodrigo, Matheus Moraes, Buga (M). Felipinho, Luiz Fernando, Tobias Figueiredo (A).
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin
- Público: 20.976
- Local: Ligga Arena
- PRINCIPAIS LANCES
- Primeiro tempo
- 6 – Luiz Fernando parte em contra-ataque e enfia para Velasco, na cara do gol. Ele não alcança.
- 11 – Moraes chuta de longe. A bola a perto.
- 19 – Moraes rola para Léo Ceará, que chuta de fora da área. Mycael defende no canto.
- 23 – Fernando cruza da esquerda. Luiz Fernando finaliza no centro. Dheimison segura.
- 49 – Gol do Maringá. Falta na direita. Léo Ceará cruza. Maranhão sobe mais que Figueiredo e cabeceia.
- Segundo tempo
- 2 – Zapelli toca para Isaac, na área. Ele chuta perto, ao lado.
- 19 – Falta na direito. Léo Ceará cruza. Ronald cabeceia. Mycael faz boa defesa.
- 23 – Gol do Maringá. Negueba toca para Rodrigo, na área. Ele chuta e Mycael espalma. No rebote, Matheus Morares marca o gol.
- 34 – Gol do Maringá. Matheus Moraes puxa contra-ataque na direita e aciona Maranhã. Ele toca para Rodrigo, livre na área, que chuta no canto.
- 38 – Ronaldo Carvalho derruba Mastriani na meia-lua e é expulso. Velasco cobra a falta no alto e Dheimison espalma.