Athletico empata com a Chapecoense em jogo com novidade tática, dois pênaltis e gol aos 55 4p356f

O Athletico Paranaense empatou emr 1 a 1 com a Chapecoense, nessa quinta-feira à noite, na Ligga Arena, pela 7ª rodada da Série B 593i5v

Silvio Rauth Filho
IMG-20250508-WA0067

Athletico x Chapecoense (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, nessa quinta-feira à noite, na Ligga Arena, pela 7ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou em 9º lugar, com 10 pontos. A equipe catarinense está na 8ª colocação, com 10 pontos.

Na próxima rodada, o time paranaense vai a Goiânia enfrentar o Vila Nova, no dia 17 de maio (um sábado).

Técnico interino 446359

Com a demissão de Mauricio Barbieri no último domingo, o Athletico foi comandado interinamente pelo português João Correia, 31 anos, treinador do sub-20.

Má fase 4f5h5i

Essa foi a 4ª partida seguida sem vencer do Furacão. Nos últimos 6 jogos, o time somou 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas.

Pior público 71221

O jogo registrou o pior público do Athletico na Ligga Arena em 2025, com 11.650 (total). Antes, a pior marca era contra o Azuriz, com 12.162 pagantes.

Desfalques 5l2z2g

Os desfalques no Athletico eram o zagueiro Habraão e o ponta Isaac, expulsos contra o Botafogo-SP, no último domingo. O lateral-direito Dudu, o volante Falcão e os pontas Julimar e Leozinho eram as baixas por lesão.

Escalação h6j53

A principal novidade foi o zagueiro Belezi. Começaram no banco quatro ex-titulares: Raul, Kevin Velasco, Hayen Palacios e Alan Kardec.

O 3-2-5 usado pelo Athletico para atacar (Crédito: Reprodução/Sharemytactics)

Novidade tática 3c615p

Mauricio Barbieri vinha usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. João Correia manteve o 4-2-3-1 para se defender e para as transições. Para atacar, porém, o time usou o 3-2-5, com Belezi (direita), Tobias (centro) e Léo (esquerda) atrás. Felipinho e Patrick eram os articuladores pelo centro do campo. A linha ofensiva tinha Renan Peixoto como centroavante, Esquivel (esquerda) e Tevis (direita) abertos, além de Zapelli e Luiz Fernando com muita liberdade de movimentação.

O 4-2-3-1 do Athletico para defender (Crédito: Reprodução/Sharemytactics)

Chape 3j6oy

Já a Chape tinha força máxima e usou o 5-4-1 para se defender. Com a bola, o time adotou o 3-4-1-2, com Mario Sergio (direita) e Marcinho (esquerda) como atacantes. Giovanni Augusto era o meia ofensivo centralizado.

Primeiro tempo 122ni

O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que construiu com boas tabelas pelo centro e contou com apoio qualificado de Esquivel na ponta-esquerda. A Chape ficou recuada, levou sufoco e só conseguiu aplicar um contra-ataque perigoso. O mandante teve cinco boas jogadas ofensivas e chegou a acertar uma bola na trave – foi em chute de Patrick, ao 38 minutos.

Segundo tempo 5d264j

No intervalo, saiu Renan Peixoto e entrou o centroavante Alan Kardec. Aos 8, entraram o meia Giuliano e o ponta Kevin Velasco. O Athletico manteve o domínio territorial, mas ou a errar demais na marcação. A Chape chegou com perigo três vezes seguidas.

Pênalti perdido e gol no fim 492g51

Aos 20 minutos, Tevis fez grande jogada individual e sofreu pênalti. Alan Kardec cobrou no cantinho, mas com pouca força, e o goleiro Léo Vieira (ex-Athletico e Paraná Clube) defendeu. Aos 25, o lateral/ponta Léo Derik entrou no lugar de Esquivel. Aos 30, Zapelli foi substituído pelo meia João Cruz. O Furacão seguiu irregular até o fim, com a Chape aplicando alguns contra-ataques. O gol do visitante veio aos 44 minutos. Após cobrança de falta e bate-rebate, a bola sobrou na área para Walter Clar, que chutou entre as pernas do goleiro Mycael.

Empate nos acréscimos 1328s

O empate do Athletico só veio aos 50, quando Tobias Figueiredo sofreu pênalti. Giuliano cobrou e converteu: 1 a 1.

Estatísticas u61d

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 68% de posse de bola, 23 finalizações (8 no gol) e 10 faltas cometidas. A Chape somou 8 arremates (4 certos) e 10 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.