Athletico perde de goleada para o Botafogo em jogo com expulsões, pênalti e vaias na Arena; técnico é demitido 2c4z5n

O Athletico Paranaense perdeu por 4 a 1 para o Botafogo-SP, nesse domingo (dia 4) à noite, na Ligga Arena 6w5a6k

Silvio Rauth Filho
Imagem do WhatsApp de 2025-05-04 à(s) 18.57.53_dcf889e0

Renan Peixoto em Athletico x Botafogo-SP, na Ligga Arena (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense perdeu por 4 a 1 para o Botafogo-SP, nesse domingo (dia 4) à noite, na Ligga Arena, pela 6ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou em 9º lugar, com 9 pontos. A equipe paulista está na 15ª colocação, com 5 pontos. Após o jogo, o técnico Maurício Barbieri foi demitido.

Na próxima rodada, o Athletico recebe na Ligga Arena a Chapecoense, nesta quinta-feira (dia 8).

A partida ficou marcada por dois cartões vermelhos para o time paranaense: um para Habraão, aos 6 minutos do 1º tempo, e outro para Isaac, aos 30 do 2º. O jogo ainda teve pênalti polêmico para o Botafogo e muitas vaias para o técnico Maurício Barbieri, que foi demitido após a partida.

Técnico 4f353s

Maurício Barbieri completou 24 jogos no comando do Athletico, agora com 12 vitórias, 7 empates e 5 derrotas.

Má fase (I) 1y2w5v

O Botafogo-SP não vencia há oito partidas. E não havia ganhado nenhuma partida como visitante em 2025.

Má fase (II) 1n386e

Em resultados, a equipe paranaense vive seu pior momento em 2025, com 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas nos últimos 9 jogos.

Desfalques 5l2z2g

As baixas eram o lateral-direito Dudu, o lateral-esquerdo Esquivel e os pontas Julimar e Leozinho, todos em recuperação, além do lateral-direito Hayen Palacios, suspenso após cartão vermelho.

Escalação h6j53

O técnico Mauricio Barbieri repetiu o time que empatou com o Brusque, pela Copa do Brasil, na última quinta-feira. Com isso, quatro ex-titulares começaram novamente no banco: o zagueiro Léo, o volante Felipinho e os pontas Isaac e Kevin Velasco. O volante Raul seguiu improvisado na lateral-direita.

Esquema tático 4n3m47

O técnico Mauricio Barbieri usou o esquema tático 4-2-3-1, com Falcão e Patrick como volantes. A linha de três tinha Luiz Fernando (direita), Zapelli (centro) e Tevis (esquerda).

Reforço 16m2k

O único reforço contratado pelo Athletico para 2025 que ainda não estreou é o volante Fabrizio Peralta, 22 anos. O paraguaio ficou no banco nesse domingo e não entrou na partida.

Botafogo 2j612d

Os desfalques no Botafogo eram Wesley Dias, Jean Victor, Jefferson Nem, Matheus Barbosa, Matheus Costa e Gustavo Bochecha, todos em recuperação. O goleiro João Carlos (37 anos, ex-Athletico-PR) ficou no banco. O time jogou no 5-3-2, com três meio-campistas em linha.

Primeiro tempo 122ni

O jogo começou com polêmica. Já aos 6 minutos, Habraão cortou um lançamento com o braço. O VAR chamou e o zagueiro foi expulso. O Athletico ficou com um jogador a menos. Em seguida, Barbieri tirou Zapelli e colocou o zagueiro Léo. O time mudou para o esquema 4-4-1, apenas com Renan Peixoto à frente. O Botafogo ficou no 3-1-4-2, com o ganês Sabit como único volante.

Gol, pênalti e virada 2f7359

Mesmo com um a menos, o Furacão abriu o placar já aos 15 minutos, após boa jogada de Patrick e Renan Peixoto para finalização de Tevis. Aos 21, porém, Luiz Fernando chutou a perna de Risso na risca da área. Pênalti. O argentino Leandro Maciel cobrou e converteu: 1 a 1. Aos 26, o Athletico acertou a trave, em cabeceio de Falcão. No rebote, Renan Peixoto perdeu um gol feito. O visitante virou o placar aos 47, após chute de fora da área do argentino Alejo, rebatido do goleiro Mycael e finalização de Jonathan Cafú (ex-Corinthians): 2 a 1. Em seguida, Cafú chegou a ser expulso pelo árbitro por trombar em Léo. O VAR chamou e ele mudou para cartão amarelo.

No geral, o Athletico fez um primeiro tempo com vários pontos positivos, mas pagou caro por três graves erros individuais: o braço de Habraão, o pênalti cometido por Luiz Fernando e a rebatida de Mycael.

Segundo tempo 5d264j

No intervalo, saiu Renan Peixoto e entrou o ponta Isaac. Com isso, Tevis virou centroavante. O 4-4-1 foi mantido, com Isaac e Luiz Fernando pelos lados do campo na linha de quatro. O Athletico voltou com postura ofensiva e tentou o empate. No entanto, ficou exposto na defesa e levou seguidos contra-ataques do Botafogo. Em um deles, aos 14, o time paulista fez 3 a 1: Maciel enfiou e Alexandre Jesus (ex-Fluminense) chutou no canto.

Mudanças, goleada e expulsão 1j2419

Aos 19, Barbieri fez três substituições, colocando o meia João Cruz, o ponta Kevin Velasco e o centroavante Alan Kardec. O Botafogo fez o 4º gol logo em seguida, aos 22, em belo cruzamento de Gabriel Bispo e cabeceio de Alexandre Jesus: 4 a 1. Atordoado, o time paranaense se desmanchou em campo. Aos 30, Isaac atingiu um adversário com o braço e acabou expulso. O Furacão ficou com dois jogadores a menos.

Estatísticas u61d

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 40% de posse de bola, 11 finalizações (5 no gol) e 14 faltas cometidas. O Botafogo-SP somou 11 arremates (6 certos) e 15 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.