Athletico, Coritiba e mais 18 clubes anunciam ‘boicote’ a eleição na CBF 56j1w

Após apoiarem a candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, 20 clubes anunciaram ausência na eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) 2o211g

Estadão Conteúdo, com Redação Bem Paraná
Mario Celso Petraglia, presidente do Athletico

Mario Celso Petraglia (Crédito: Valquir Aureliano)

Após apoiarem a candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, 20 clubes anunciaram ausência na eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar do não comparecimento, é possível que eles votem, já que a entidade autorizou o voto remoto. Ainda assim, a abstenção deve ser a escolha das agremiações. Samir Xaud é candidato único, com apoio de 25 federações, o que inviabilizou a inscrição de uma chapa adversária.

Athletico Paranaense, Coritiba, América-MG, Atlético-GO, Botafogo de Ribeirão Preto, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport são os clubes que estarão ausente da eleição da CBF.

Entre os 30 que apoiaram Carneiro Bastos, mas não am o comunicado de ausência, estão Operário-PR, Atlético-MG, Avaí, Bahia, CRB, Red Bull Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória,

Sem clube não tem futebol 5q4o5l

A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes durante o processo eleitoral: “Sem clube não tem futebol”. A maioria das equipes pertence à Liga Forte União (LFU), bloco econômico mais próximo do presidente da FPF. Contudo, há também times da Libra.

“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente”, inicia o texto, que conclui: “Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”.

No começo da semana, a maioria dos clubes brasileiros das séries A e B se uniu para fazer exigências à nova gestão da CBF. Em texto publicado por meio das redes sociais da LFU, foram exigidas mudanças no processo eleitoral da entidade máxima do futebol e o comprometimento com a criação de uma liga.

VEJA AS EXIGÊNCIAS FEITAS PELOS CLUBES À CBF: 5x2811

POR QUE EDNALDO RODRIGUES FOI AFASTADO DA CBF? n3y23

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebeu uma determinação do STF para investigar a possibilidade de a de Antônio Carlos Nunes de Lima, o coronel Nunes, ter sido falsificada, no acordo que havia encerrado a disputa no Supremo e mantido Ednaldo Rodrigues no comando da CBF. O caso veio à tona na última semana após uma perícia ser anexada ao processo.

Outro ponto que põe em dúvida a autenticidade da é o fato de Nunes, de 86 anos, ter informado à Justiça sofrer de um tumor no cérebro e cardiopatia grave. Junto à perícia, foi anexado um laudo apresentado pelo Dr. Jorge Pagura, chefe do Departamento Médico da CBF, em que o profissional indica que Nunes sofre de déficit cognitivo, especialmente após ar por uma intervenção cirúrgica considerada agressiva em 2023.

O recurso protocolado por Ednaldo Rodrigues foi feito por meio da diretoria jurídica da CBF. Ao mesmo tempo, a entidade convocou a eleição, alvo de um novo pedido, para paralisação, na Suprema Corte, feito por Ednaldo.

A única chapa inscrita é encabeçada por Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF). O candidato reuniu apoio de 25 federações estaduais, inviabilizando que Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista (FPF), inscrevesse sua candidatura, que precisa de, no mínimo, oito entidades estaduais.