Prefeitura abre as portas para vacinação contra a gripe em Curitiba 1h5j19

SMCS
00496845

Foto: Levy Ferreira/SECOM

Para ampliar a vacinação em Curitiba, a Prefeitura promove a imunização em espaços públicos da cidade, além das unidades de saúde. Nesta terça-feira (27/5), o imunizante está sendo disponibilizado a todos os interessados na sede da Prefeitura, no Palácio 29 de Março (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).

No início da manhã de vacinação, o prefeito Eduardo Pimentel explicou a intenção da ação. “Queremos vacinar o maior número de pessoas, por isso vamos levar a vacina a mercados, igrejas, shoppings e Ruas da Cidadania. Isso é muito importante, principalmente na época de frio, para a diminuição da incidência das doenças respiratórias”, disse o prefeito.

Plano de contingência 2yr4l

Eduardo ressaltou que a estratégia diminui o número de pessoas que buscam atendimento nas unidades de saúde por problemas respiratórios, mas que está em andamento um plano de contingência, que prevê reforço das equipes com a contratação temporária de enfermeiros e médicos e a abertura de leitos para enfrentar o aumento sazonal da doença, se for necessário.

O plano de contingência foi lançado pelo prefeito devido a um aumento no número de pessoas com sintomas respiratórios buscando as Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Central Saúde Já. 

Entre os dias 4 e 10 de maio, 16,7 mil pessoas foram atendidas, enquanto no mesmo período do ano ado, foram 17,8 mil. Na semana de 11 a 17 de maio, foram registrados 18,3 mil casos, enquanto nos mesmos dias do ano anterior foram 16,7 mil. Já entre 18 a 24 deste mês, a incidência foi de 20,3 mil pessoas com problemas respiratórios buscando atendimento, enquanto em 2024, na mesma semana, foram 15,8 mil pessoas.

A secretária municipal de saúde, Tatiane Filipak esclareceu a importância de imunizar as pessoas. “A vacina é a melhor forma de prevenir casos de síndrome respiratória aguda grave, que podem acometer especialmente idosos, crianças e portadores de comorbidades, como a diabetes e a hipertensão”, falou a secretária.

A população, incluindo muitos servidores da Prefeitura, aproveitou a oportunidade de se vacinar nesta terça. Thiago Bitcheriene Angelo, engenheiro do Ippuc, trouxe a esposa, Luciana Alves de Lima Angelo, e os filhos Helena Lima Angelo e Benjamin Lima Angelo para tomar a vacina. O servidor falou sobre a iniciativa de trazer toda a família para imunizar-se. 

“É importante para a prevenção de doenças e também para os pequenos aprenderem o valor da ciência, em prol da saúde”, disse Thiago. Luciana, esposa do servidor, elogiou a iniciativa de ter a vacina em outros lugares, além das unidades de saúde. “A gente já planejava tomar a a vacina, mas ter aqui facilita para a gente que trabalha e pudemos trazer toda a família”, explicou.

Programação da vacinação 5fu4d

A aplicação de vacinas em lugares públicos tem a seguinte previsão para os próximos dias: