Contanto com quatro dias de evento, a feira de profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Contou com cerca de 120 mil estudantes, superando a expectativa inicial de 80 mil em 50%. O Universo UFPR aconteceu no Centro de Eventos do Parque Barigui. Além dos visitantes, o número de escolas também foi superado chegando a dobrar – mais de 600 instituições marcaram presença no evento, sendo 62% delas da rede pública de ensino.
Ao abrir suas portas à comunidade e apresentar a riqueza de sua produção acadêmica, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou diversas oportunidades de carreira. A interação entre estudantes e visitantes permitiu que a comunidade acadêmica compartilhasse de forma ível curiosidades, informações sobre o cotidiano dos cursos e os resultados de seus estudos e projetos.
A programação incluiu exposições dos mais de 100 cursos de graduação da universidade, atividades formativas, oficinas e serviços institucionais. Além do impacto direto na comunidade, o evento reforçou a imagem da UFPR como uma instituição gratuita, inovadora e engajada com as demandas da sociedade.
O chefe de gabinete da reitoria e um dos responsáveis pela organização, Mário Messagi Júnior, comemorou que o evento atingiu seu principal objetivo. “O objetivo final é mostrar que a universidade está aberta para os alunos, sobretudo da escola pública, e atraí-los para dentro da universidade, mostrando que a instituição é ível e que ela tem muito a oferecer aos estudantes do Paraná”.
Ele também relembrou pessoas que tiveram papéis muito importantes ao longo dos 20 anos de existência do evento, anteriormente chamado “Feira de Cursos e Profissões’’, que recentemente faleceram, a ex-vice-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko e o técnico istrativo em educação, Raymundo Garbelotti Filho.
O reitor da UFPR, Marcos Sunye, reforçou que a atração foi a maior que o pavilhão de exposições do Parque Barigui já recebeu e o maior evento de educação do estado. “Isso mostra o tamanho da nossa universidade e o esforço de cada um de vocês. Agradeço os professores, técnicos, estudantes e todos que fizeram essa festa acontecer. O principal foi a energia que amos aqui, de uma universidade feliz, da maior universidade do Paraná’’.