Projeto social realiza ações de inclusão artística com o Instituto Paranaense de Cegos 482r5l

Assessoria
Mariane Laurentino 4

Foto: Mariane Laurentino

O projeto social “quandonde literária” ganha destaque em Curitiba com uma ação inédita de inclusão artística em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC). A iniciativa promove uma apresentação pública no dia 24 de maio, na Praça Oswaldo Cruz, e coloca pessoas cegas e com baixa visão no centro da cena artística, celebrando a potência criativa e o direito à cidade para todos os corpos.

A proposta também aposta em performances relacionais, onde o público deixa de ser mero espectador e torna-se parte ativa da experiência, ressignificando memórias, afetos e narrativas em pleno espaço urbano que irá acontecer no final do ano. Os artistas Diego Baffi,  Juliana Liconti, Léo Menin e Marcella Perbiche conduzem as ações. 

A contrapartida social: protagonismo de pessoas com deficiência visual 4l6i6o

Um dos pontos altos do projeto é a ação inclusiva em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Desde o mês de março, artistas do projeto estão promovendo um intercâmbio artístico com estudantes e docentes do programa de arte do IPC, desenvolvendo práticas de contação de histórias íveis e performances públicas com pessoas cegas e de baixa visão.

O intercâmbio culmina em uma apresentação especial no dia 24 de maio, na Praça Oswaldo Cruz, colocando os participantes do IPC no centro da cena artística e reconhecendo sua potência como criadores e multiplicadores culturais.

“Essa parceria reforça o compromisso do projeto com a democratização da arte e com o direito à cidade para todos os corpos”, destacam os organizadores.

A ação integra o projeto “quandonde literária”, uma iniciativa da plataforma quandonde intervenções urbanas em arte em parceria com o Espaço Psi.Encena. As demais performances do projeto — que unem arte, literatura e diversidade de vivências — estão previstas para novembro, ainda sem datas confirmadas.

 Serviço
Apresentação com estudantes do IPC – quandonde literária
Onde: Praça Oswaldo Cruz – Centro, Curitiba
Quando: 24/05 (Sábado)
Horário: A partir das 14h às 16h. (As histórias são contadas para uma pessoa por vez) 
Entrada gratuita