Na próxima semana, Curitiba será sede de três oficinas de escritas literárias. Elas ocorrem dentro do projeto Novas Leituras Curitibanas II e estão com as inscrições, gratuitas, abertas. Os escritores Marcelo Ariel, Veronica Stigger e Índigo Ayer farão as oficinas Curitiba.
Serão três atividades presenciais separadas, que acontecem em datas e locais distintos. Em cada encontro, os autores vão falar sobre suas obras, trocar experiências com o público e abordar temas que remetem ao universo da escrita.
As inscrições estão abertas tem as vagas limitadas e direcionadas ao público acima de 18 anos. Para participar, basta preencher os formulários disponíveis nos links abaixo. As oficinas integram a terceira fase do projeto Novas Leituras Curitibanas II.
“Será uma semana de ações formativas aos praticantes e amantes da escrita. Os escritores vêm de outras cidades e apresentam grande experiência no desenvolvimento de oficinas e grupos de escrita. Serão encontros enriquecedores com três vozes ímpares da literatura brasileira contemporânea”, explica o produtor cultural, Ali Freyer.
Programação 3v2a23
Oficina de Escrita Orgânica 1e6u1c
A primeira atividade é a Oficina de Escrita Orgânica, que será conduzida pela escritora, jornalista e roteirista Índigo Ayer e acontece entre os dias 26 a 29 de maio, das 9h30 às 11h30, na Casa da Leitura Nair de Macedo [Rua da Capitania, 57, Guabirotuba]. A inscrição pode ser feita preenchendo o formulário https://encurtador.com.br/JP2e3
“Em 24 anos de escrita diária, aprendi que o processo de criação de um texto é muito semelhante ao cultivo de uma planta. Vamos destrinchar as etapas de criação literária e utilizar diferentes técnicas para o cultivo do texto; sempre num ambiente acolhedor e inspirador, ao som do canto dos arinhos”, explica a autora.
Oficina do Fato à Ficção i54j
A segunda é a Oficina Do Fato à Ficção, que vai ser conduzida pela jornalista, professora, crítica de arte e escritora Veronica Stigger. Os encontros serão nos dias 29 e 30 de maio, das 18h às 22h, na Casa da Leitura Wilson Bueno [Av. Rep. Argentina, 3430, Portão]. A inscrição pode ser feita preenchendo o formulário https://encurtador.com.br/gEMCl
“No ensaio ‘A arte como procedimento’, o escritor russo Viktor Chklóvski propõe compreender a arte como um deslocamento da percepção. Vamos examinar certos aspectos que fazem um texto literário, trabalhar na fronteira entre o fato e a ficção, a realidade e a literatura”, conta Veronica Stigger.
Oficina Como Sair da Frente do Poema 58204p
A terceira atração é a oficina Como Sair da Frente do Poema mediada pelo poeta, ensaísta, teatrólogo e escritor Marcelo Ariel. A atividade será realizada nos dias 30 e 31 de maio, das 13h30 às 17h30, na Casa da Leitura Wilson Bueno [Av. Rep. Argentina, 3430, Portão]. A inscrição pode ser feita preenchendo o formulário https://encurtador.com.br/PFdYt
Durante os encontros, o autor vai expor parte do resultado de seus 30 anos de prática e pesquisa sobre o poema e suas alteridades.
Certificados da oficinas 523z3y
Todas as oficinas terão duração de 8 horas e mais 2 horas de atividades assíncronas. Os certificados serão emitidos a quem tiver presença em mais de 75% da carga horária.
“A programação terá muita qualidade e por isso os interessados devem se inscrever o quanto antes. Ainda vamos realizar até o fim deste ano 100 Rodas de Leitura em espaços públicos de educação e cultura de Curitiba e mais 20 vídeo-performances literárias, feitas por artistas da capital paranaense. Queremos incentivar que mais pessoas participem desses eventos e aproveitem todos os benefícios dessas ações gratuitas”, complementa Ali Freyer.
O projeto cultural Novas Leituras Curitibanas II é viabilizado pelo Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e tem o incentivo da Servopa. Mais informações pelo e-mail novasleiturascuritibanas@gmail.com ou nas redes sociais da Pinguim Produções.
Sobre
A Pinguim Produções organiza, planeja e realiza projetos de incentivo à leitura e formação leitora em Curitiba e outras regiões do Paraná, há mais de dez anos.
O extenso portfólio de trabalhos da Pinguim Produções envolve concursos culturais, rodas de leitura e contação de histórias, projetos de literatura e em vídeos, peças teatrais e ciclos online.