WhatsApp Image 2025-05-21 at 16.23.02
Oficina com o coreógrafo Rapha Fernandes ‘A Linguagem das Danças Urbanas’ abre o projeto Boa Vista Oficina de Cultura. Divulgação

Na próxima terça-feira (27), o Projeto Boa Vista Oficina de Cultura estréia com a oficina ‘A Linguagem das Danças Urbanas’ ministrada pelo artista e coreógrafo Rapha Fernandes. A proposta é reunir artistas, produtores, técnicos criadores, fazedores de cultura e oficineiros com o objetivo de oferecer à comunidade curitibana vivências imersivas na música, dança e teatro. 39691h

programação é totalmente gratuita e oferece oficinas para diferentes faixas etárias: crianças, adolescentes e adultos. As inscrições já estão disponíveis na plataforma Sympla. e aqui.

São mais de 90 horas de atividades práticas entre os meses de maio, junho e julho, distribuídas em três espaços culturais da cidade: UPE – Palácio dos Estudantes, Agrupa e Escola Municipal CEI Augusto César Sandino (com agenda exclusiva para docentes da rede pública).

Um diferencial importante das oficinas é que elas não exigem experiência prévia nas atividades propostas. Para participar basta se inscrever. Com uma abordagem inclusiva e prática, as vivências propõem o contato direto com o fazer artístico — mover, cantar, tocar, contar e criar — em formatos íveis, criativos e cheios de expressão.

Confira a programação completa aqui.

A equipe do projeto reúne profissionais experientes e grandes talentos da cena artística paranaense como o ator e diretor Marcio Juliano, idealizador do projeto e oficineiro, que irá ministrar a oficina ‘Criar e Contar Histórias’; o músico Ricardo Salmazo com a oficina ‘Composição e Prática de Samba’; a pesquisadora em dança negras do Brasil e Ritmos Benineses – África Ocidental, com foco nas relações sobre a construção do pertencimento e territorialidade, Stephanie Fernandes, que irá trazer a oficina ‘Corpos d’Água Dança Afro Orientada’; e a cantora e compositora Noe Carvalho com a oficina ‘Canto e Expressão’. 

“Além de oficineiros, os ministrantes das oficinas são artistas que atuam ativamente em diversos processos criativos de espetáculos e shows. Eles levarão para as aulas, a prática constantemente atualizada em suas pesquisas, o que torna a experiência do projeto uma ação viva e potente” declara Marcio.

Oficina de Abertura

A primeira atividade da programação do projeto Boa Vista Oficina de Cultura será a oficina ‘A Linguagem das Danças Urbanas’.
A partir dos fundamentos do Breaking, Locking, Popping, Voguing e outras expressões do Hip-Hop, o coreógrafo  Rapha Fernandes propõe o reconhecimento do corpo como linguagem e identidade, estimulando a expressão individual e a conexão coletiva. 

Gratuita e aberta ao público a oficina convida os participantes a mergulharem no universo do movimento e da criatividadeoferecendo uma experiência ível mesmo para quem nunca teve contato com essas linguagens.

Serão três turmas para diferentes idades, nos espaços Agrupa e UPE – Palácio dos Estudantes.

De acordo com o coreógrafo, a oficina tem um propósito mais profundo do que apenas ensinar os ou coreografias:

“Mais do que aprender técnicas e coreografias, a ideia da oficina é explorar a consciência corporal, soltar a criatividade e revelar ao participante sua identidade por meio do movimento. Trata-se de uma jornada intensa e transformadora, onde cada gesto é um o rumo ao seu estilo próprio”, afirma. 

Rapha Fernandes é professor, coreógrafo e artista da dança interdisciplinar oriundo do Breaking pautado na filosofia Hip-Hop. Formado em Educação Física e especializado em Aprendizagem Criativa, é integrante da South Brothers Crew e atua como consultor em danças urbanas para a Fundação Cultural de Curitiba. Sua performance autoral “Teoria da Gravidade” já ou por países como França, Suíça, Quênia e Haiti.

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço:

Projeto Boa Vista Oficina de Cultura

OFICINA 1-  “A Linguagem das Danças Urbanas” com Rapha Fernandes

Turma 1 (a partir de 14 anos)
Data: 27 de maio a 24 de junho | Terças e quintas, das 16h30 às 17h30
Local: Agrupa (Rua Jaime Reis, 176 – São Francisco)

Inscrições gratuitas via Sympla.

Turma 2 (crianças a partir de 7 anos)
Data: 10 de junho a 8 de julho | Terças e quintas, das 14h às 15h
 Local: UPE – Palácio dos Estudantes (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157 – São Francisco)

Turma 3 (a partir de 14 anos)
Data: 10 de junho a 8 de julho | Terças e quintas, das 15h às 16h
 Local: UPE – Palácio dos Estudantes

*Vagas limitadas
Obs.:Recomendado o uso de roupas confortáveis

Programação das demais oficinas:

Serviço:

OFICINA 2 – ‘Criar e Contar Histórias’ com Marcio Juliano

Público: Maiores de 18 anos

Turma 1

Dias 29 e 30 de maio; 5 e 6 de junho

Quintas e sextas, das 19h às 22h

Local: Agrupa

Inscrições Sympla

Turma 2

De 9 a 12 de junho

Segunda a quinta, das 19h às 22h

Local: UPE – Palácio dos Estudantes

Turma 3 (fechada para professores da rede pública de ensino)

Dias 3, 10 e 17 de junho, das 13h às 17h

Segunda a quinta, das 19h às 22h

Local: Escola Municipal CEI Augusto César Sandino

OFICINA 3 –  ‘Composição e Prática de Samba’ com Ricardo Salmazo

Público: Maiores de 14 anos

Turma 1

Dias 2 a 5 de junho

Local: Agrupa

Segunda a quinta, das 14h30 às 16h30

Inscrições Sympla

Turma 2

De 9 a 12 de junho

Local: UPE – Palácio dos Estudantes

Segunda a quinta, das 14h30 às 16h30

OFICINA 4 –  ‘Canto e Expressão’ Com Noe Carvalho

Público: Livre

Turma única 

De 10 de junho a 1º de julho

Terças, das 15h às 17h

Local: UPE – Palácio dos Estudantes

OFICINA 5 –   ‘Corpos D’água – Dança Afro Orientada’ com Stephanie Fernandes

Público: Maiores de 18 anos

Turma única

De 11 de junho a 2 de julho

Quartas, das 15h às 17h

Local: UPE – Palácio dos Estudantes