Foz do Iguaçu voltou a figurar entre os principais destinos brasileiros do turismo de negócios e eventos em 2024. Segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), divulgado nesta terça-feira (20) durante a IMEX Frankfurt — uma das maiores feiras do setor na Europa —, o município sediou 16 eventos internacionais que cumpriram os critérios da entidade. É a melhor marca de Foz desde 2019.
Com o resultado, Foz ocupa o 3º lugar entre as cidades brasileiras que mais receberam esse tipo de programação em 2024, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Curitiba também integra a lista, com oito eventos registrados. Para figurar no ranking da ICCA, o evento precisa ter, no mínimo, 50 participantes, ser de caráter associativo, contar com política de rotatividade internacional de destinos e ter sido realizado em países diferentes nas últimas três edições.
O retorno ao pódio foi comemorado por autoridades e representantes do setor turístico. “Esse reconhecimento coloca o Paraná em uma grande vitrine do turismo, onde os promotores e realizadores de eventos percebem o potencial que o Estado tem nesse segmento”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. Ele destacou o papel da infraestrutura e da qualificação dos destinos paranaenses como fatores decisivos para esse desempenho.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, atribuiu a conquista à estratégia de promoção internacional do turismo estadual, com presença em feiras e eventos no exterior. “Quando falamos de grandes eventos, estamos tratando diretamente de uma maior ocupação hoteleira, consumo nos restaurantes e movimento para a economia local”, explicou.
A expectativa é de que o Estado amplie sua presença no setor ainda este ano, com participação confirmada na Fiexpo Latin América, na Costa Rica, entre os dias 9 e 12 de junho. O Viaje Paraná terá estande próprio e levará cinco coexpositores do segmento MICE (viagens corporativas e eventos).
Planejamento e articulação 435t2w
A conquista de Foz é resultado de ações planejadas desde 2020 pelo Visit Iguassu, organização responsável pela promoção do turismo na região trinacional. “Essa conquista deve ser muito comemorada por todos que atuam na captação de eventos para a nossa cidade”, afirmou Elaine Tenerello, diretora executiva da entidade. “Voltamos ao lugar de destaque mundial no setor de eventos e vamos continuar trabalhando para manter Foz nesse patamar.”
Em 2019, Foz do Iguaçu também ocupou o 3º lugar no ranking nacional, com 15 eventos. O novo recorde, com 16 eventos em 2024, supera aquele desempenho e posiciona a cidade à frente de capitais como Brasília (12), Campinas (10), Florianópolis (8) e Belo Horizonte (5).
A presença de Foz na IMEX Frankfurt se deu por meio do estande da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em um esforço de promoção integrada com outras instituições públicas e privadas.