1
Serra da Canastra Divulgação – VaiViver

O ano de 2025 reserva ótimas oportunidades para quem deseja fazer as malas e viajar para destinos sustentáveis. Com quatro feriados prolongados e oito pontos facultativos nacionais, há diversas chances de escapar da rotina e se reconectar com a natureza — e cada vez mais brasileiros estão escolhendo destinos ligados ao ecoturismo. A modalidade, que cresce cerca de 20% ao ano no país, segundo o Brasilturis, alia bem-estar, sustentabilidade e experiências profundas com o meio ambiente. 642u5b

Viagens de ecoturismo proporcionam benefícios mentais e físicos, comprovadamente reduzindo o estresse, equilibrando os níveis de cortisol e melhorando a saúde cardiovascular. Em tempos de excesso de telas e cobranças profissionais, estar em meio à natureza pode ser uma forma de desacelerar e redescobrir o presente.

A seguir, confira quatro roteiros sustentáveis promovidos pela VaiViver – Ecoturismo e Aventura, idealizados especialmente para os feriados de 2025 e voltados para quem busca mais do que paisagens: vivências transformadoras.


1. Serra da Canastra (MG) – Feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio) 2t2v6o

Com mais de 150 cachoeiras espalhadas por vales e cânions, Delfinópolis, em Minas Gerais, é o destino ideal para uma imersão em natureza durante o feriado de 1º de Maio. O roteiro da VaiViver tem quatro dias de duração, com saídas de São Paulo e hospedagem próxima ao centrinho da cidade.

A programação inclui trilhas leves (cerca de 12 km no total), visitas a queijarias premiadas, agem por pontos como o Parque Nacional da Serra da Canastra, Condomínio de Pedra, Vale da Gurita e cachoeiras como Tombo, Gruta e Tenebroso. Transfers em veículos 4×4, hospedagem, refeições e ingressos estão inclusos no pacote.


2. Nobres (MT) – Feriado de Corpus Christi (19 de Junho) 22c13

Ainda pouco conhecido, Nobres é um paraíso escondido no cerrado do Mato Grosso, a 145 km de Cuiabá. No feriado de Corpus Christi, o grupo da VaiViver parte da capital em direção ao distrito de Bom Jardim, onde vive uma pequena comunidade local.

O roteiro de quatro dias inclui flutuação em rios de água cristalina como o Salobra, visitas ao Aquário Encantado e à Cachoeira Serra Azul, bóia cross em cavernas e observação de araras na Lagoa das Araras. Apesar do foco em atividades aquáticas, o trajeto é seguro e indicado até para quem não sabe nadar, com e completo da equipe e equipamentos adequados.


3. Chapada das Mesas (MA) – Um Encontro com o Sagrado da Natureza 3f4d3d

Conhecida por sua atmosfera mística e paisagens de tirar o fôlego, a Chapada das Mesas se tornou um marco transformador para muitas pessoas — como foi o caso de Sandra de Araujo Rodrigues, que viajou sozinha pela primeira vez com a VaiViver. “Iniciar um novo ciclo nesse lugar foi emocionante”, diz ela, que desde então tornou as viagens em meio à natureza parte da própria jornada pessoal.

O destino reúne cachoeiras, formações rochosas únicas e a presença forte da cultura local, com uma abordagem acolhedora especialmente pensada para mulheres que viajam sozinhas.


4. Bonito e Serra da Bodoquena (MS) – Vivência Pantaneira 30363e

Para quem quer aproveitar o feriado do Dia do Trabalhador de maneira ainda mais profunda, a VaiViver também oferece uma experiência completa no Mato Grosso do Sul. Bonito e a Serra da Bodoquena recebem os viajantes com trilhas, flutuações em rios transparentes, visitas a grutas e vivência com a fauna e flora do Pantanal.

É a combinação perfeita entre aventura e contemplação, com o cuidado de uma equipe local preparada para acolher viajantes iniciantes ou experientes. Assim como nos demais roteiros, estão inclusos transfer, hospedagens, alimentação, eios e apoio completo durante toda a viagem.