Finalistas Yocuta 2024
Finalistas Yocuta 2024 (Foto: Divulgação/Nestlé)

A 11ª edição do Nestlé Yocuta – Jovens Talentos Culinários está com inscrições abertas. A iniciativa oferece 1.200 mil vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil. 1t5rs

As inscrições podem ser feitas até 18 de maio por meio do link (https://www.nestleprofessional.com.br/programa-yocuta) e a prioridade será dada para jovens egressos de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social. O Nestlé Yocuta é desenvolvido pela unidade de negócio de Nestlé Professional – braço de Food Services da Nestlé. 

A primeira etapa do Yocuta acontece de forma virtual, com início em maio. Serão mais de 50 horas de conteúdo, com aulas divididas em 14 módulos, que podem ser realizados ao longo de cinco semanas. As trilhas de aprendizado abrangem temas relacionados a empreendedorismo, mercado de trabalho e nutrição, entre outros. Neste ano, pela primeira vez, os alunos terão capítulos sobre segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos, fruto da parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva. 

Após a etapa online, 80 alunos com melhor desempenho avançam para a fase presencial, nas quais terão aulas práticas e teóricas. Outra novidade do ciclo de 2025 está na realização de rodadas presenciais no Rio de Janeiro, além das classes já tradicionalmente conduzidas em São Paulo. A fase carioca acontecerá no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua. 

O Programa já impactou mais de 3.000 jovens no Brasil ao longo dos últimos dez anos, impulsionando a conexão desses jovens com grandes parceiros comerciais. Este ano, à medida que as aulas virtuais acontecerem, as pessoas participantes construirão seu próprio currículo, que será disponibilizado pela Nestlé aos parceiros com oportunidades em aberto. 

Talento em prática

A vencedora da edição 2024 do Yocuta, Caroline Barbosa, foi impulsionada a continuar na área. “O programa foi uma abertura de horizontes para minha vida. Eu tive a oportunidade de conhecer outros jovens e me identifiquei com os objetivos de carreira deles, fui inspirada pelas histórias dos chefs que compartilharam um pouco das suas trajetórias. Realizei um sonho participando do programa e conquistar o primeiro lugar foi a cereja do bolo, porque jamais imaginei que seria capaz de tanto. A participação foi um incentivo para continuar buscando crescer na minha carreira, e quem sabe me tornar uma grande chef no futuro”. A aluna continua a cursar gastronomia, trabalhou como chef em uma empresa de alimentação para o setor aéreo e, atualmente, trabalha em projetos próprios de confeitaria.