banner-de-supermercado-com-varios-itens
Freepik

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio), o Brasil ainda enfrenta sérios desafios na gestão de resíduos: apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados no país, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos 2024, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). 5up58

Em meio a esse cenário, O Boticário lança uma ação inédita para estimular a economia circular: a Boti Recicla Store, primeira loja do mundo onde resíduos recicláveis funcionam como moeda de troca. A loja temporária funcionará de 23 a 25 de maio, na flagship da marca em Pinheiros (SP).

Durante o período, consumidores poderão levar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos e trocá-las por produtos e experiências. A conversão será feita por peso, com ajuda de uma balança digital desenvolvida pela própria marca. Entre os itens disponíveis estão produtos da marca, experiências em beleza e até objetos como um fone de ouvido do DJ Alok e uma prancha de surf do atleta Gabriel Medina.

A ação integra o Boti Recicla, programa de logística reversa criado em 2006 que já conta com mais de 4 mil pontos de coleta em todo o país. As embalagens coletadas são destinadas a cooperativas de reciclagem, que fazem o encaminhamento ambientalmente adequado dos materiais.

Reciclagem e inovação 6v4226

A empresa também vem adotando estratégias de economia circular em seus produtos e espaços físicos. Um exemplo é o Arbo Puro, perfume cuja tampa é feita com polipropileno de segunda geração derivado de resíduos como óleo de cozinha usado. O material, certificado internacionalmente, emite 51% menos CO₂ equivalente que o plástico tradicional.

No varejo, mais de 100 lojas sustentáveis da marca já foram implantadas no Brasil. Essas unidades usam plásticos reciclados, isopor e tecidos de difícil reaproveitamento na construção e são projetadas para serem 50% mais leves e 40% mais eficientes termicamente.

Outro exemplo é o desenvolvimento da “chapa sustentável”, material que substitui o MDF em mobiliários das lojas e é produzido com resíduos de baixa reciclabilidade, em parceria com a cooperativa Mão Colorida. Na linha de embalagens, a marca utiliza vidro reciclado e invólucros monomateriais, que facilitam o descarte correto.

Tecnologia e informação nk2y

Em colaboração com o Google, O Boticário também disponibiliza no Google Maps informações sobre mais de 10 mil pontos de coleta em todo o país, facilitando o o da população ao descarte correto de resíduos.

As ações fazem parte dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com metas relacionadas a clima, resíduos, água, biodiversidade, inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável.