Arquivo Bem Paraná/Franklin de Freitas – Sicupira é homenageado pelo Athletico

Morreu em Curitiba, nesse domingo (dia 7), Barcímio Sicupira Junior, 77 anos. Ele se recuperava de uma cirurgia no pulmão. 6n3c23

O velório será realizado nesta segunda-feira na Arena da Baixada. Das 6 às 10 horas, a cerimônia será fechada para parentes e amigos. Os torcedores também poderão se despedir das 10 às 16 horas. O corpo será cremado no final da tarde, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

Sicupira é até hoje o maior artilheiro da história do Athletico, com 157 gols.

Nascido na cidade da Lapa, em 1944, ele começou a carreira pelo Clube Atlético Ferroviário no final dos anos 1950, se transferiu para o Botafogo (RJ) em 1967 e para o Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), em 1967.

Em 1968, foi contratado pelo Athletico onde jogou por 8 temporadas, conquistou o título de 1970 e marcou 158 gols. Em 1972, jogou no Corinthians (SP). Formado em Educação Física, foi professor universitário e da rede municipal de ensino público. 

Sicupira parou de jogar profissionalmente aos 31 anos, em 1975. Era comentarista de rádio e televisão desde 1976. Em 1999, começou a trabalhar como comentarista na rádio Banda B, de Curitiba.

Nesse domingo, o Athletico lamentou a morte do craque — clique aqui para ver a nota do clube. O Coritiba publicou texto em homenagem ao ex-jogador. O Paraná Clube divulgou nota de pesar — clique aqui para ver. A Federação Paranaense de Futebol também se manifestou.

O ex-jogador Serginho ‘Cabeção’ Prestes (ex-Athletico, Coritiba e Paraná Clube) lamentou a morte de Sicupira. “Além do megacraque que foi, era um ser humano especial. Que tristeza! Perco um amigo, do peito, da vida, do coração”, disse Serginho, que é comentarista da rádio Banda B. 

No Twitter, outros ex-jogadores publicaram homenagens a Sicupira, como CasagrandeGerson (Copa de 70).