prf
PRF (Reprodução/PRF)

Segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro a outubro de 2024 foram emitidos mais de 5 milhões de autos de infração por excesso de velocidade nas rodovias federais, um crescimento de 137,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados chamam a atenção agora, neste mês, com as campanhas do Maio Amarelo. 69v3x

No total, ultraaram 6,5 milhões as autuações por esse tipo de infração (excesso de velocidade), com destaque para motoristas que excederam em até 20% o limite de velocidade permitido.

Um levantamento realizado pela Zapay, startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, no primeiro trimestre de 2024 apontou que 35,7% das multas aplicadas a carros foram por excesso de velocidade, enquanto 4,7% foram decorrentes de avanços de sinal vermelho.

Outro dado fornecido pela empresa foi sobre o uso do celular ao volante e a ausência do cinto de segurança, que também apresentaram um aumento expressivo. Em média, essas violações cresceram mais de 33% em relação ao mesmo período de 2023. O uso do celular, por exemplo, teve alta de 36% e configura infração gravíssima, sujeita à multa de R$297,43 e sete pontos na CNH.

Enquanto os órgãos públicos investem em ações de conscientização, empresas do setor privado têm contribuído com soluções tecnológicas para tornar o dia a dia do motorista mais simples e seguro. É o caso da Zapay, empresa que tem como objetivo facilitar a vida do motorista oferecendo o simplificado a informações sobre multas, débitos veiculares, licenciamento e outros serviços, promovendo maior conscientização, regularização e responsabilidade no trânsito e que contribuem e apoiam a campanha.

Maio Amarelo: campanha pede reflexão de motoristas 6y2r5y

O presidente da Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND), Givaldo Vieira, destaca a importância da responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro. Os Detrans de todo o país estão mobilizados em ações ao longo de toda a campanha, com o objetivo de provocar uma reflexão na sociedade sobre como mudanças nas escolhas individuais podem contribuir para a segurança de todos no trânsito.

Givaldo Vieira ressalta que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência e decisões equivocadas de condutores, ciclistas e pedestres. Ele reforça que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Também sublinhou a relevância do diálogo sobre inovação tecnológica e seu papel na educação e na transformação do comportamento humano no trânsito.

Segundo ele, o Observatório já se tornou uma referência em mobilização social, e eventos como este reforçam uma característica fundamental: aliar a tecnologia à promoção da segurança e de um trânsito mais humano.

Essas declarações reforçam o compromisso de Givaldo Vieira e da Associação Nacional dos Detrans com a construção de um trânsito mais seguro e consciente, por meio de ações educativas e do uso de tecnologias inovadoras.

Sobre a Zapay

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de s gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, ou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.